segunda-feira, 28 de setembro de 2009

CAIPIRINHA : BEBIDA TÍPICA DO BRASIL OU COQUETEL LUSO-BRASILEIRO ?

Para um brasileiro, esta pergunta pode parecer uma heresia ou uma provocação. Mas não é, já que é fácil demonstrar -em meia dúzia de linhas- que o mais popular ‘cocktail’ do mundo (e, quiçá, o melhor) tem mãozinha portuguesa na sua génese.
1º -A sua sua invenção é, geralmente, atribuída a um comerciante português de São Paulo, proprietário ou empregado de um bar, que, durante o surto de gripe de 1918, a serviu à sua clientela como remédio (ao que parece eficaz) contra o virus da influenza.
2º -A bebida é confeccionada, na sua forma básica, com cachaça, limas, açúcar e gelo. Ora, a cana -da qual se extrai o açúcar e a substância que, depois de destilada (garapa ou melaço), produz a cachaça- foi introduzida no Brasil, em proveniência da ilha da Madeira, pelo português Martim Afonso de Sousa por volta de 1530. Essa planta (que tem, hoje, o Brasil como 1º produtor mundial) até chegou a ser a base da economia do país, na época dos engenhos. A lima, assim como os outros citrinos, foram trazidos da China pelos portugueses, também no século XVI, e espalhados pelo mundo –nomeadamente pela Amércia do sul- graças às viagens transoceânicas dos nossos mareantes. Não é, pois por acaso, se na Grécia, no Irão ou nos países árabes se dá o nome de ‘portugal’ às laranjas. Quanto ao gelo, tenho que reconhecer que não foram os portugueses que o inventaram; mas foram eles, certamente, quem primeiro o produziu no Brasil.
Se, depois disto, alguém persiste em dizer que, nós portugueses, nada temos a ver com a criação da caipirinha, então terei que clamar : aqui d’el rei, que nos querem esbulhar !!!

(Vem todo este palavreado a propósito do Decreto (da Lei Brasileira) nº 4.851, de 2003, que no seu parágrafo 4 diz o seguinte : «Caipirinha é a bebida típica brasileira, com graduação alcoólica de quinze a trinta e seis por cento em volume, a vinte graus Celsius, obtida exclusivamente com cachaça, acrescida de limão e açúcar»).

Sem comentários: