quarta-feira, 30 de setembro de 2009

OS MEUS WESTERNS FAVORITOS (1ª série)

1) «A DESAPARECIDA»

«The Searchers» - Realizado por John Ford em 1956,
com John Wayne, Jeffrey Hunter e Natalie Wood.
/////////
Sinopse : um ex-combatente da Guerra de Secessão e um jovem cowboy empreendem uma viagem (que vai durar 10 anos) pelo território imenso do Texas, para tentarem encontrar e resgatar uma parente raptada pelos índios Comanches.

2) «JOHNNY GUITAR»

«Johnny Guitar» - Realizado por Nicholas Ray em 1953,
com Joan Crawford, Sterling Hayden e Mercedes McCambridge.
/////////
Sinopse : uma aventureira recorre aos préstimos de John Logan, um temível pistoleiro e seu antigo amante, para desafiar a tirania dos ganadeiros de uma recôndita região do Arizona, onde ela se quer instalar a todo o custo e fazer fortuna com a exploração de um ‘saloon’.

3) «SHANE»

«Shane» - Realizado por George Stevens em 1953,
com Allan Ladd, Van Heflin e Jean Arthur.
/////////
Sinopse : Shane, um desconhecido, ajuda um modesto fazendeiro do Wyoming a defender as suas terras contra a ambição desmedida dos rancheiros locais, que desejam expulsá-lo. Um platónico romance de amor floresce entre o forasteiro e a esposa do seu amigo fazendeiro, perante o olhar inocente de uma criança.

4) «HOMEM SEM RUMO»

«Man Without a Star» - Realizado por King Vidor em 1955,
com Kirk Douglas, William Campbell e Jeanne Crain.
/////////
Sinopse : Um cowboy interfere no conflito, pela posse de pastagens, entre rancheiros rivais. E, ao mesmo tempo, forma –profissional e moralmente- um jovem seu protegido, que quer singrar na rude profissão de vaqueiro. Contingências da vida, acabam por colocá-los em campos de luta opostos.

5) «O SARGENTO NEGRO»

«Sergeant Rutledge» -Realizado por John Ford em 1960,
com Jeffrey Hunter, Woody Strode e Constance Towers.
/////////
Sinopse : Um sargento negro do exército dos Estados Unidos é acusado de estupro, de assassínio e de deserção. O tenente Cantrell, seu superior hierárquico directo, vai envidar esforços para demonstrar ao tribunal militar que o julga, que, contrariamente às aparências, o réu é um soldado sem mácula e um homem de grande coração; que renunciou à sua própria liberdade para salvar a vida dos seus companheiros de unidade.

6) «EMBOSCADA NA SOMBRA»

«Comanche Station» - Realizado por Budd Boetticher em 1960,
com Randolph Scott, Nancy Gates e Claude Akins.
/////////
Sinopse : Um homem que procura a sua própria esposa, raptada pelos pele-vermelhas, resgata uma mulher, cujo marido oferece um avultado prémio a quem a traga de volta ao lar : morta ou viva. Intimamente indignado pela aparente cobardia e crueldade do marido da ex-prisioneira, o libertador acabará por compreender toda a complexidade da sua atitude.

7) «DANÇAS COM LOBOS»

«Dances With Wolves» - Realizado por Kevin Costner em 1991,
com Kevin Costner, Mary McDonnell e Graham Greene.
/////////
Sinopse : Um oficial do exército ianque, destacado para um fortim da fronteira, toma a iniciativa de ir ao encontro de uma tribo ameríndia e de estabelecer relações cordiais com o inimigo designado pelas autoridades militares. Colocado perante o dilema de optar entre a gente da sua raça e os seus novos amigos, o oficial acaba por escolher viver com aqueles que, intimamente, ele sabe estarem condenados a desaparecer. Apesar da razão que lhes assiste na sua luta desesperada pela sobrevivência.

8) «RIO BRAVO»
«Rio Bravo» - Realizado por Howard Hawks em 1959,
com John Wayne, Dean Martin e Angie Dickinson.
/////////
Sinopse : O obstinado xerife de Rio Bravo, cidadezinha do Oeste, recusa ceder às pressões de um potentado local e libertar o seu irmão, um assassino notório. Apoiado por três adjuntos -um alcoólico, um velho extropiado e um jovem sem experiência- o agente da autoridade vai resistir, apesar de tudo, aos seus adversários e acabar por vencê-los.

9) «OS PISTOLEIROS DA NOITE»
«Ride the High Country» - Realizado por Sam Peckinpah em 1961,
com Joel McCrea, Randolph Scott e James Drury.
/////////
Sinopse : Dois veteranos do Oeste selvagem aceitam o trabalho oferecido por uma instituição bancária, que consiste em assegurar a protecção do ouro que transita entre as minas locais e a cidade. Mas um deles decide, à revelia das promessas feitas ao seu companheiro, apropriar-se do precioso metal e gozar os dias que lhe restam com o produto do roubo.

10) «DUELO AO SOL»
«Duel in the Sun» -Realizado por King Vidor em 1947,
com Jennifer Jones, Gregory Peck e Joseph Cotten.
/////////
Sinopse : Pearl Chavez é recolhida (depois da morte de seus pais) por uns parentes ricos. Cortejada pelos seus primos Lewt e Jesse, ela prefere o amor selvagem e inconstante do primeiro às promessas de vida estável e confortável que o segundo lhe quer oferecer. O idílio com Lewt -que vive em margem da lei- termina de maneira brusca e trágica.

Sem comentários: