quarta-feira, 23 de setembro de 2009

-Quem será este empertigado e barbudo cavalheiro envergando uma farda de general do exército norte-americano do século XIX ?
Segundo rezam as crónicas, o fotografado também foi, além de militar, advogado, escritor e político. No exercício desta sua última actividade, até chegou a ser governador do território do Novo México, futuro estado da União. Foi aí, nessa longínqua e bravia região do Faroeste, que ele teve a ocasião de encontrar um dos ícones da saga westerniana : William Bonney, aliás Billy the Kid. Consta que, durante uma audiência que concedeu ao famoso foragido, o nosso general lhe ofereceu o indulto; isto, naturalmente, se o acima referido pistoleiro aceitasse mudar o rumo da sua vida e se colocasse, definitivamente, do lado conveniente da lei. Tal não aconteceu, porém, e o ‘bad boy’ do Novo México acabou (como se sabe) varado pelas balas do revólver de um agente da autoridade chamado Pat Garrett. O cinema hollywoodiano tomou conta da ocorrência e relatou os ‘factos’ em 1001 versões fílmicas. Mas, coisa curiosa, raramente se referiu ao general-governador da nossa foto-enigma, ao homem que quis regenerar uma das mais folclóricas e tristes figuras do Oeste americano. Mas, a verdade, é que a indústria do cinema não esqueceu o general barbudo, nem, sobretudo, o romance ao qual ele consagrou ferverosamente os últimos anos da sua vida. E fez de duas adaptações fílmicas dessa obra monumental, outras tantas películas de sucesso e que permanecerão para sempre na memória de gerações de cinéfilos. A primeira dessas versões data do tempo do cinema mudo e foi realizada, em 1925, por Fred Niblo; que ofereceu o papel de herói da fita ao famosíssimo Ramon Novarro. A segunda versão fílmica do livro do general –sem dúvida, a mais conhecida- data de 1959, foi dirigida por William Wyler e tem como incontestável vedeta o excelente actor Charlton Heston. A película em questão (uma superprodução a cores e écrã largo, de 212 minutos de duração, foi galardoada com inúmeros prémios, de entre os quais se realçam 11 Óscares da Academia de Cinema ! É um filme colossal, que requereu 10 anos de preparação, 14 meses de rodagem e a participação de 100 000 actores e figurantes.
–Então estimado leitor, com estas dicas, já conseguiu desvendar o mistério da foto-enigma ?
Se tal não for o caso, cá vai a resposta a este inofensivo passatempo : o nosso homem é LEWIS WALLACE, insigne autor do romance «Ben-Hur».

Sem comentários: