quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Sabe quem são os joviais retratados da nossa foto-enigma ?
-Não ? ! ! !
A título de ajuda, saiba que o homem foi um pioneiro, protagonista de uma das mais extraordinárias aventuras científicas do século XX. Este oficial-aviador da força aérea da U.R.S.S. (de origem rural) foi escolhido em 1961 para realizar –a bordo da nave espacial Vostok 1- a primeira viagem orbital. Missão que ele cumpriu no dia 12 de Abril desse mesmo ano, realizando uma volta completa à Terra em 1 h 48. Depois dessa inédita proeza, cuja preparação fora mantida em segredo, o fotografado passou a ser o homem mais famoso do planeta. A sua paixão pelo voo (afinal, a sua profissão) está na origem da morte desta pessoa simples e sempre bem disposta. O primeiro de todos os cosmonautas morreu em 1968, em consequência da queda acidental do aparelho que pilotava –um MiG-21- durante um voo de rotina.
Quando à senhora, refira-se que conquistou a celebridade pelas mesmíssimas razões. Antiga operária têxtil, também ela vinda de famílias humildes, alistou-se na aviação soviética, onde ascendeu a um posto de oficial superior. E em 1963, foi a primeira mulher a viajar no espaço sideral, a bordo da nave Vostok 6, com a qual realizou várias revoluções do nosso planeta. Por um extraordinário acaso, eu tive o imenso prazer de lhe ser apresentado em 1975 (ou 1976 ?) e posso garantir que, por essa altura, ela era uma mulher muito bonita e de uma simpatia irradiante.
-Então ? -Já se recordam, agora, dos nomes destes dois autênticos heróis da conquista do espaço ? – É muito fácil, pois trata-se, obviamente, de Yuri Gagarine e de Valentina Terechkova.

Sem comentários: