sábado, 7 de novembro de 2009

FILMES CONTADOS

Quem se lembra dos fascículos da ‘Colecção Cinema’ (semanal) e do ‘Cine Romance’ (bi-semanal), que -nas décadas de 50 e de 60 do século passado- resumiam (e ilustravam) os filmes em exibição nas salas portuguesas ?
Eu ainda conservei alguns exemplares (hoje raríssimos, mesmo nos alfarrabistas) desses livrinhos que, em 30 páginas, resumiam o entrecho das fitas, atenuando assim a frustração de não as podermos ver todas ou espicaçando o nosso interesse pelas películas em cartaz nas salas de cinema do nosso bairro.
A primeira dessas colecções que eu aqui refiro (e que era publicada pela Agência Portuguesa de Revistas) já apresentava a capa e a contracapa a cores, enquanto a segunda delas (editada pelo Fomento de Publicações, Lda), talvez por ser mais antiga, era toda ela ilustrada (capas e fotogramas dos filmes) num tom monocolor. Ambas custavam 1$50 (1 Escudo e cinquenta centavos) e, penso eu, não eram as únicas revistas do género comercializadas no nosso país.
Além do resumo dos filmes, estes fascículos ofereciam as fichas técnica e artística das películas que propunham ao público periodicamente e, por vezes, alguns comentários sobre as ditas. As contracapas eram, geralmente, ocupadas por fotografias de populares estrelas de cinema e suas breves biografias. Por vezes falhavam, traindo as espectativas dos leitores, e impingiam anúncios publicitários.
As fotos das capas que aqui vos deixo são referentes aos filmes «Honra a Um Homem Mau («Tribute to a Bad Man»), western dirigido por Robert Wise em 1956 e «A Escondida» («La Escondida»), um sucesso do cinema mexicano, realizado também nesse mesmo ano de 1956, por Roberto Gavaldón.


Sem comentários: