terça-feira, 10 de novembro de 2009

HERÁLDICA MUNICIPAL (6)



O brasão aqui representado foi o escolhido pelo estado de Israel para servir de símbolo municipal à cidade (três vezes santa) de Jerusalém. É sabido que este escudo camarário não é consensual, que é rejeitado, como não podia deixar de acontecer, pelas comunidades não-hebraicas da cidade. Primeiramente, devido à simbologia que encerra, que começa na sua cor predominante, que é o azul da bandeira do estado de Israel; depois, porque o muro representado não pode ser outro senão o Muro das Lamentações, primeiro lugar de culto do judaismo; seguidamente, porque o leão é o emblema milenar da tribo de Judá; enfim, porque o nome da cidade, que encabeça o brasão, está redigido em caracteres do alfabeto utilizado exclusivamente pelos hebreus.
Lembro que o exército judeu se apoderou da totalidade de Jerusalém em 1967, depois da chamada Guerra dos Seis Dias, no final da qual venceu uma coligação de nações árabes. E que o governo do país proclamou em 1982, unilateralmente, a velha e venerável cidade «capital eterna e indivisível do estado de Israel».
Jerusalém tem, actualmente, 800 000 habitantes. As duas fotografias aqui publicadas demonstram -claramente, sem sombra de dúvidas- a sua pertença espiritual às três grandes religiões monoteístas : Judaísmo, Islão e Cristianismo. Quanto ao seu futuro político, o tempo decidirá… Porque na História dos Povos nada é imutável.
Fotos apresentadas : 1) o Muro das Lamentações, que é, como se sabe, vestígio de uma muralha mandada erigir pelo rei Herodes há dois mil anos; 2) vista de Jerusalém. Em primeiro plano, à esquerda, a mesquita Al-Aqsa, com a sua bela cúpula dourada e, logo atrás, a igreja do Santo Sepulcro.


Sem comentários: