sábado, 12 de dezembro de 2009

INESQUECÍVEL RAIMU


Jules Muraire (1883-1946), mais conhecido pelo pseudónimo de Raimu, foi homenageado pela administração postal francesa com este selo
//////////////////////////////
Aquando de uma das suas estadias na Europa, Orson Welles teve o ensejo de ver e de admirar o trabalho de Jules Muraire, um actor de teatro e de cinema francês, natural de Toulon, cidade onde nasceu em 1883. E, perante o que viu e apreciou, não hesitou em classificar Raimu, seu nome artístico, como ‘o maior actor do mundo’ !
Revi há pouco tempo vários películas deste autêntico monstro sagrado do cinema europeu, nomeadamente os filmes da famosa trilogia de costumes marselheses, onde ele deu vida à imortal personagem de César, e «La Femme du Boulanger». E não estou longe de concordar com o carismático realizador de «O Mundo a seus Pés». Pena é que este actor seja praticamente desconhecido do público português. Mesmo daquele que é, ou se diz, cinéfilo.


Raimu contracenando com Fernandel num belo filme de Marcel Pagnol intitulado (no original) «La Fille du Puisatier» (1940)


Cartaz daquele que foi, muito provavelmente, o maior êxito de Raimu no cinema : «La Femme du Boulanger». Esta fita foi realizada em 1938 por Pagnol, que se inspirou num livro de Jean Giono

Sem comentários: