segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

TINTIN FEZ 80 ANOS EM 2009


Foi nas páginas do «Cavaleiro Andante» que, em meados do século XX, eu travei conhecimento com Tintin e com os seus companheiros. Há 10 anos cedi à tentação e adquiri a integralidade dos álbuns du 'petit reporter', contidos numa caixa especial lançada pelas Edições Casterman por ocasião do 70º aniversário da criação deste singular herói da Banda Desenhada belga.

////////////////////////////////////////
Tintin fez 80 anos no início deste ano. Bonita idade para um boneco concebido em 1929 por George Rémi, aliás Hergé, para o suplemento juvenil de um jornal católico de Bruxelas : «Le XXème Siècle». Tintin 'estreou-se', mais precisamente, a 10 de Janeiro do supracitado ano, nas páginas do 11º número do «Petit XXème». De modo que já está para breve a comemoração do seu 81º aniversário. Diga-se, em abono da verdade, que o famoso repórter da BD não obteve de imediato o êxito e a simpatia que hoje tem. Os álbums «Tintin no País dos Sovietes» e «Tintin no Congo» até lhe valeram a reputação (depois dissipada) de personagem reaccionária e racista.
///////////////////////////////////////


Hergé diante de algumas edições dos álbuns de Tintin, que foram traduzidos em muitas dezenas de línguas


Hergé junto à estátua do seu herói, erigida no parque Wolvendael, em Uccle, Bruxelas. O autor deste original monumento é o escultor Nat Neujean

Sem comentários: