sábado, 6 de fevereiro de 2010

PRÍNCIPE PERFEITO...E ESQUECIDO

D. João II, que foi, porventura, o maior de todos os nossos monarcas é um ilustre desconhecido. Se alguém tiver dúvidas, pergunte a um qualquer estudante (mesmo de nível universitário) quem foi esta grande figura da nossa História e quais foram os factos marcantes do seu reinado. E ficará elucidado sobre esta triste realidade. Até a nossa própria administração parece ter esquecido o Príncipe Perfeito. -Senão, cabe-nos perguntar : onde estão as ruas de cidades, vilas, aldeias cujos nomes deveriam prestar homenagem a este nosso grande estadista ? –Onde estão os selos postais que lembram a sua passagem pelo poder no nosso país e recordam os factos maiores que ele promoveu ou em que se envolveu ? –Onde ficam as estátuas que foram erguidas à sua glória e os Museus que lembram a sua insigne figura e os benefícios para o país do seu pujante reinado ? –Onde estão os compêndios escolares que falam do verdadeiro organizador das nossas viagens transoceânicas e das descobertas e conquistas que asseguraram a prosperidade de Portugal durante quase um século ? Responda, se puder, quem souber.
De D. João II disse o historiógrafo Mário Domingos o seguinte : «Não há talvez em toda a História de Portugal -e raramente na História do Mundo- um homem que reúna tão múltiplas e tão sólidas qualidades, em justo equilíbrio, como este D. João II, de quem se fala hoje muito menos do que de outros reis bem néscios e ocos. É inconfundível a sua personalidade, como homem e como monarca; mas encarou por tal forma a sua missão de governante integrado nas tendências da sua época, que o monarca dominou e absorveu o homem. Teve o homem de subordinar-se sempre às exigências do monarca, e cumpriu o seu dever político, muitas vezes de lágrimas nos olhos, porque onde o soberano impunha a sua lei cruel, implacável, sangrava o coração do homem sensível a toda a miséria humana».
Quer saber algo mais sobre esta grande figura da nossa História ? –Então recomendo-lhe vivamente a leitura destes livros ainda disponíveis nas boas livrarias :



Sem comentários: