quarta-feira, 21 de abril de 2010

OS FILMES DA MINHA VIDA (15)


«BALA SEM DESTINO»

FICHA TÉCNICA
Título original : «No Name on the bullet»
Origem : E. U. A.
Género : Western
Realização : Jack Arnold
Ano de estreia : 1959
Guião : Gene L. Coon
Fotografia (c) : Harold Lipstein
Música : Herman Stein
Montagem : Frank Gross
Produção : Howard Christie e Jack Arnold
Distribuição : Universal International
Duração : 77 minutos

FICHA ARTÍSTICA
Audie Murphy ------------------------- John Gant
Joan Evans ---------------------------- Ann
Charles Drake ------------------------- Dr. Luke Canfield
R. G. Armstrong ------------------------ Asa Canfield
Karl Swenson --------------------------- Earl Stricker
Willis Bouchey -------------------------- o xerife
Whit Bissell ---------------------------- Thad Pierce
Jerry Paris ----------------------------- Miller
Edgar Stehli ……………………………..……---….. o juiz Benson
Simon Scott ……………………………………………..Reeger

SINOPSE
A chegada de John Gant a Lordsburg provoca o pânico entre os habitantes desta modesta localidade do sudoeste dos Estados Unidos. E o caso não é para menos, já que é notório que esse temido pistoleiro profissional se deslocara ali com a intenção de matar alguém…
A atitude flegmática de Gant –que não revela a identidade da sua futura vítima- desencadeia um clima de desconfiança entre os cidadãos de Lordsburg, que acaba por traduzir-se no suicídio do banqueiro local e num tiroteio que ocasiona a morte de várias outras pessoas da terra.
Neste clima de medo e de extrema confusão, só o doutor Luke Canfield –com quem o pistoleiro simpatizara- mantém o sangue-frio necessário para poder continuar a exercer, normalmente, a sua actividade profissional. E a assistir clinicamente o seu futuro sogro –o juiz Benson- cuja doença incurável se encontra na fase terminal.
Acontece, porém, que é este antigo magistrado que Gant deverá liquidar. Após uma tentativa de sua filha (a namorada do Dr. Canfield) para impedir a intervenção do pistoleiro e salvar o juiz, é o médico quem acaba por afrontar o assassino, fracturando-lhe um braço com o arremesso certeiro de um simples martelo de ferreiro. O juiz Benson acaba, todavia, por não sobreviver ao seu encontro com John Gant, sucumbindo a uma crise cardíaca…

O MEU COMENTÁRIO
Excelente western de série B ! Realizado por Jack Arnold –um especialista do cinema fantástico e de ficção científica- «Bala sem Destino» caracteriza-se pela originalidade do seu entrecho e, também, pela interpretação de qualidade oferecida por alguns dos actores contratados pela Universal para protagonizarem as figuras principais da fita. A começar por Audie Murphy, que, aqui, está perfeitamente à vontade no papel do imperturbável e inquietante pistoleiro Gant; que, com a sua simples presença, logra aterrorizar toda a população de uma cidadezinha do Oeste.
Audie Murphy, um texano que acedeu à celebridade por ter sido o combatente norte-americano mais condecorado da Segunda Guerra Mundial, tornou-se actor mercê dessa fama granjeada nos campos de batalha europeus. Murphy especializou-se, sobretudo, no cinema western de segunda zona. E se foi um profissional pouco apreciado pelos críticos e outros intelectuais ligados à indústria do cinema, a verdade é que ele adquiriu, ao longo dos anos e dos filmes em que participou, o apreço das plateias populares do mundo inteiro.
Da vasta filmografia de Audie Murphy sobressaiem, no entanto, algumas obras em que ele interpretou papéis de qualidade unanimamente reconhecida. Além do da figura do pistoleiro John Gant deste «Bala sem Destino, estamos a pensar, muito particularmente, na sua interpretação da personagem de Henry Flemming, soldado bisonho do exército nortista, que cede ao pânico aquando do seu baptismo de fogo, antes de se comportar com a galhardia de um herói exemplar, no filme «Sob a Bandeira da Coragem» (Huston, 1951); e pensamos também, naturalmente, no seu desempenho da figura de Cash Zachary, o irmão racista de «O Passado não Perdoa» (Huston, 1959). Lembramos que Audie Murphy pereceu em Maio de 1971 num desatre de avião e que os seus restos mortais foram sepultados –com as honras militares que eram devidas ao antigo e medalhado combatente- no Cemitério Nacional de Arlington.
Referentemente a Jack Arnold, lembramos que da sua filmografia consta, a par da película que aqui nos ocupa, a conhecida e celebrada fita «O Sentenciado», que é, talvez, a sua melhor realização de sempre. Trata-se de um conto filosófico, no qual nos é narrada a extraordinária aventura de um homem irradiado, cujo tamanho vai progressivamente reduzir-se até atingir dimensões microscópicas. Um filme belíssimo, que já faz parte da antologia do cinema fantástico.

(M.M.S.)



Audie Murphy numa das cenas finais deste bom western


Capa do DVD com cópia do filme editado nos E. U. A.


Cartaz belga do filme «Bala sem Destino»

Sem comentários: