domingo, 13 de junho de 2010

OS FILMES DA MINHA VIDA (22)


«MANOBRA DE SAIAS»

FICHA TÉCNICA
Título original : «Operation Petticoat»
Origem : E. U. A.
Género : comédia
Realização : Blake Edwards
Ano de estreia : 1959
Guião : Stanley Shapiro e Maurice Richlin
Fotografia (c) : Russell Harlan
Música : David Rose
Montagem : Ted J. Kent e Frank Gross
Produção : Robert Arthur
Distribuição : Universal International
Duração : 124 minutos

FICHA ARTÍSTICA
Cary Grant …………………………………. Comandante Matt Sherman
Tony Curtis ………………………………… tenente Nick Holden
Joan O’Brien …………………………...... tenente Dolores Crandall
Dina Merrill ……………………………..… tenente Barbara Duran
Gene Evans …………………………………. Molumphrey
Arthur O’Connell …………….………… Sam Tostin
Richard Sargent …………………….... Stovall
Virginia Gregg ……………………….….. Major Edna Hayeard
Robert F. Simon ……………………….. Capitão Henderson
Robert Gist ………………………………… Watson

SINOPSE
Durante a 2ª Guerra Mundial, o submarino «Sea Tiger» é parcialmente destruído pela aviação japonesa, aquando de um ataque lançado contra uma base naval norte-americana nas Filipinas. O seu comandante, o oficial Matt Sherman, assume a responsabilidade de reparar os estragos causados pelo fogo inimigo e de retomar –com o navio e respectiva equipagem- a sua actividade operacional no seio da U.S. Navy.
A árdua tarefa de reparação do submersível é coroada de sucesso, graças ao empenho da marinhagem e ao contributo muito especial do tenente Nick Holden, que revela ser um ás do desenrascanço. Único problema : na impossibilidade de arranjar tinta para pintar o «Sea Tiger» com as cores regulamentares da armada dos Estados Unidos, a tripulação utiliza uma mistura de tinta vermelha e branca, que confere ao submarino uma vistosa cor… de rosa.
No início da sua aventurosa viagem para Port Darwin, na Austrália, onde deve sofrer reparações de maior monta, o navio vê-se obrigado a receber a bordo seis enfermeiras militares até então bloqueadas numa pequena ilha ameaçada pela chegada iminente das tropas japonesas. A presença dessas mulheres no submarino vai provocar uma série de incidentes (de natureza sentimental, mas não só) com a oficialidade e com a marujada, deslumbradas pela beleza das suas inesperadas companheiras de aventura.
Mas a insólita cor do submarino é altamente suspeita e o «Sea Tiger» é raivosamente perseguido e alvejado por amigos e inimigos. Perante a persistência de uma unidade da própria armada dos ‘States’, que tenta afundar o submarino cor-de-rosa, o comandante Sherman recorre a um último estratagema para provar a nacionalidade do submersível sob as suas ordens. E manda disparar por um dos tubos lança-torpedos do navio a ‘lingerie’ das suas formosas passageiras…

O MEU COMENTÁRIO
Esta deliciosa comédia ostenta a marca de Blake Edwards, realizador que obteve o seu primeiro sucesso planetário com «Manobra de Saias». Outros êxitos se seguiram, nomeadamente com a famosa e hilariante série da Pantera Cor-de Rosa (meia dúzia de fitas), com «A Festa» ou com a celebrada película «Victor Victória». Isto, naturalmente, no domínio do filme humorístico, visto Edwards ter também obtido o aplauso do público para os seus filmes ditos sérios. Tais como, por exemplo, «Dias de Vinho e Rosas» -um comovente filme sobre o drama do alcoolismo- ou «Vagabundos Selvagens», um excelente western crepuscular.
Além de Edwards, os dois outros grandes responsáveis pelo sucesso de bilheteira de «Manobra de Saias» foram, sem dúvida, os já consagrados actores Cary Grant e Tony Curtis.
O primeiro é, ainda hoje, considerado como um ‘príncipe da comédia’ e, apesar da sua apregoada misoginia, como um dos maiores sedutores de sempre do cinema hollywoodiano. Grant (que era de origem inglesa) retirou-se da profissão em 1966, em plena glória, para se lançar na indústria e no comércio dos perfumes. Faleceu com 82 anos de idade, no ano de 1986.
Quanto a Curtis –filho de um humilde alfaiate judeu do Bronx- começou por trabalhar na Broadway, antes de se transferir para Hollywood e de aí assinar o contrato da sua vida com os estúdios Universal. Depois de ter protagonizado (graças aos seus dotes físicos) várias personagens de aventureiro em filmes de acção de série B, Tony Curtis foi convidado para fazer parte do elenco de películas mais ambiciosas, nas quais demonstrou ser um excelente actor. O seu filme mais famoso é, muito provavelvente, «Quanto Mais Quente Melhor», comédia realizada também em 1959 por Billy Wilder, na qual ele contracena com Jack Lemmon, Marilyn Monroe, George Raft e com outros actores de grande prestígio da Meca do Cinema.
Note-se, a propósito de «Manobra de Saias», que o canal ABC se inspirou neste filme para produzir uma série televisiva; que foi transmitida, nos Estados Unidos, entre 1977 e 1979.

(M.M.S.)


Cartaz francês de «Manobra de Saias»


A chegada de 6 lindas mulheres a bordo, vai provocar o alvoroço na guarnição do «Sea Tiger», o submarino cor-de-rosa


Joan O'Brien, uma das provocantes mulheres da fita


O comandante Matt Sherman (Grant) não é insensível ao charme da tenente Dolores Crandall (Joan O'Brien)


Os dois pares vedetas da fita : Cary Grant, Joan O'Brien, Dina Merrill e Tony Curtis. Curiosidade : Cary Grant era casado com Barbara Hutton, prima de Dina Merrill


Cartaz belga desta comédia de Blake Edwards

Sem comentários: