quinta-feira, 17 de junho de 2010

OS FILMES DA MINHA VIDA (23)


«A VELHA RAPOSA»

FICHA TÉCNICA
Título original : «True Grit»
Origem : E. U. A.
Género : western
Realização : Henry Hathaway
Ano de estreia : 1969
Guião : Marguerite Robert
Fotografia (c) : Lucien Ballard
Música : Elmer Bernstein
Montagem : Warren Low
Produção : Hal B. Wallis e Paul Nathan
Distribuição : Paramount Pictures
Duração : 128 minutos

FICHA ARTÍSTICA
John Wayne ……………………………………….………. Rooster Cogburn
Glen Campbell …………………………………..………… ranger LaBoeuf
Kim Darby ………………………………………..……...... Mattie Ross
Jeremy Slate …………………………………………..… Emmett Quiney
Robert Duval …………………………………..…………. Ned Pepper
Dennis Hopper …………….……………………….……… Moon
Strother Martin …………………………………….... coronel Stonehill
Jeff Corey …………………………………………….….. Tom Chaney
Alfred Ryder …………………………………………….. Goudy
Rod J. Westerfield …………………….…………… juiz Parker

SINOPSE
Rooster Cogburn, um agente da polícia federal, chega a Fort Smith (Arkansas) com uma leva de criminosos capturados no chamado Território Índio. É nessa altura que ele é abordado pela jovem e calculista Mattie Ross, que lhe oferece 100 dólares pela captura de Tom Chaney, o assassino de seu pai.
Depois de laboriosas discussões, Cogburn e a moça –aos quais se juntou LaBoeuf, um membro dos famosos ‘Texas Rangers’, que persegue o mesmo facínora por outro crime- dirigem-se para a região onde se presume que o foragido esteja escondido.
Depois de uma primeira e vã tentativa para capturar o criminoso –que, entretanto, se juntara à quadrilha do escabroso Ned Pepper- a jovem Mattie (que não tem papas na língua) reprova a Cogburn o seu gosto imoderado pelo álcool e ao polícia texano a sua exuberância e gabarolice.
São, no entanto, esses dois homens que, dando provas de grande abnegação, acabarão por salvar a vida da adolescente –quando, inesperadamente, Mattie cai nas mãos do odiado Chaney- e por dizimar os perigosos bandoleiros de Ned Pepper.
Meses depois destes acontecimentos, quando Mattie sai de um longo e penível período de canvalescença (por ter sido mordida por uma serpente venenosa), a jovem evoca com emoção o desaparecido LaBoeuf e agradece os favores prestados pelo veterano Rooster Cogburn, no qual ela reconhece agora um homem de genuina coragem. E, para demonstrar quanto aprecia o representante da lei, Mattie oferece-lhe um lugar cativo… no cemitério familiar.

O MEU COMENTÁRIO
Inspirado num romance de Charles Portis, este filme (que foi rodado, em exteriores, no estado do Colorado e na região californiana de Mammoth Lake) constitui um dos mais belos e excitantes trabalhos de Henry Hathaway, além de nos oferecer uma das melhores composições interpretativas de John Wayne.
Não foi pois por acaso ou por favor, que a Academia de Cinema de Hollywood concedeu -em 1970- ao mais emblemático herói de westerns um Óscar de interpretação; que foi a única recompensa desse género que o ‘Duke’ logrou arrecadar durante a sua longa, prolífica e quase lendária carreira cinematográfica.
A figura do velho ‘marshall’ zarolho, beberrão e fervente adepto da justiça expeditiva encarnada por Wayne, tornou-se tão popular nos Estados Unidos, que «A Velha Raposa» se guindou ao quinto lugar do ‘ranking’ dos westerns que melhores receitas de bilheteira angariaram no país. Tal popularidade acabou, também por obrigar os produtores a darem ao supracitado herói a oportunidade de viver novas e palpitantes aventuras numa sequela intitulada (no original) «Rooster Cogburn; fita que Stuart Millar realizou em 1975 e na qual Wayne contracena com Katherine Hepburn.
De realçar em «A Velha Raposa» é, igualmente, a participação da jovem, e até então desconhecida, Kim Darby, que obteve um sucesso popular imediato e considerável (para além dos rasgados aplausos da crítica) graças à sua excelente interpretação da personagem de Mattie Ross, a firme e desassombrada companheira de aventuras de Cogburn.
Note-se, ainda, por ser curioso, que o papel de Mattie esteve prometido à já consagrada actriz Mia Farrow, que acabou por recusá-lo devido a incompatibilidades de carácter com o realizador da fita.
Lembro, para finalizar estas linhas, que «A Velha Raposa» encerrou com chave de ouro uma década de westerns que não foi assim tão pobre como alguns pretendem, embora tenha sido, incontestavelmente, menos fecunda e menos brilhante do que os dez anos que a precederam e que constituíram –como toda a gente sabe- a época mais rica e mais gloriosa do cinema do género.
Uma belíssima cópia DVD de «A Velha Raposa» já existe (há alguns anos) no mercado videográfico português.

(M.M.S.)



O espantoso papel de Rooster Cogburn valeu a John Wayne um merecido óscar da Academia


Rooster Cogburn (Wayne), o polícia zarolho e beberrão é, por vezes, obrigado a refrear o excesso de ousadia da sua protegida (Kim Darby)


A impetuosa Mattie (Kim Darby) está decidida a capturar o cobarde assassino do seu progenitor


O romance «True Grit», de Charles Portis, foi lançado em Portugal pelas Publicações Europa-América, no âmbito da sua excelente colecção Western. Na capa do livro já se fazia alusão ao «filme inesquecível do célebre John Wayne». Uma nova adaptação cinematográfica desta obra de Portis está a ser rodada actualmente pelos irmãos Cohen


Uma cópia de «A Velha Raposa» -êxito mundial de Henry Hathaway- foi editada em Portugal sobre suporte VHS (fim anos 80)

Sem comentários: