sexta-feira, 3 de setembro de 2010

OS FILMES DA MINHA VIDA (43)


«A BALADA DE GREGÓRIO CORTEZ»

FICHA TÉCNICA
Título original : «The Ballad of Gregorio Cortez»
Origem : E. U. A. / México
Género : Drama/Western
Realização : Robert M. Young
Ano de estreia : 1983
Guião : Robert M. Young e Victor Villaseñor
Fotografia (cor) : Ray Villalobos
Música : W. Michael Lewis e Edward J. Olmos
Montagem : Arthur Coburn e John Bertucci
Produção : Moctezuma Esparza e Michael Hausman
Distribuição : P. B. S.
Duração : 100 minutos

FICHA ARTÍSTICA
Edward James Olmos (Gregório Cortez), James Gammon (Frank Fly), Tom Bower (Boone Choal), Bruce McGill (repórter Blackerly), Brion James (capitão Rogers), Alan Vint (Mike Timmell), Timothy Scott (xerife Morris), Pepe Serna (Romualdo Cortez), Michael McGuire (xerife Glower), Barry Corbin (Abermathy), Jack Kehoe (procurador Pierson), Rosana de Soto (Carlota Muñoz), Victoria Plata (Carmen Cortez), etc...
Sinopse
Na sequência de um mal-entendido, ocorrido aquando de um interrogatório policial, o cidadão mexicano Gregório Cortez abate -em estado de legítima defesa- o xerife Morris, do condado de Gonzalez, Texas.
Está-se no dealbar do século XX (precisamente no ano de 1901), mas as populações texanas ainda não esqueceram o histórico e traumático drama de Forte Álamo. É, pois, animada do mais puro espírito revanchista que uma tropa de 600 rangers se lança numa desenfreada e impiedosa perseguição a Gregório Cortez, através da mais inóspita e perigosa região do sudoeste dos Estados Unidos.
Onze dias depois, apesar do número e da fanática persistência dos seus inimigos, Gregório Cortez atravessa o rio Grande e vai colocar-se a salvo em território mexicano. Logrando escapar, assim, à gigantesca caça ao homem que os texanos encarniçadamente lhe moveram.
Informado, entretanto, que a despeitada justiça ianque retém prisioneira toda a sua família, o fugitivo toma a corajosa decisão de regressar a Gonzalez, se bem que esteja perfeitamente cônscio de que, no Texas, terá de afrontar as iniquidades de um tribunal muito permeável às reacções e às pressões da população local, notoriamente conhecida pelo seu xenofobismo e pelo seu carácter vindicativo.

O MEU COMENTÁRIO
Inspirado num acontecimento autêntico (relatado por Américo Paredes no seu livro «With his pistol in his hand» e cantado num célebre e popular corrido), «A Balada de Gregório Cortez» é uma produção americano-mexicana com realização de Robert M. Young, cineasta que, com esta fita, receberia vários prémios em festivais internacionais, nomeadamente nos de San Sebastián (Concha de Oro) e de Cannes (Caméra d'Or).
Além do mérito que tem, portanto, de se apoiar numa história verídica, que, no seu tempo, exacerbou paixões e mobilizou as opiniões públicas do Texas e do norte do México, «A Balada de Gregório Cortez» oferece-nos também interessante matéria de reflexão sobre a fragilidade do indivíduo face à desumanização da engrenagem policial-judicial.
Elaborada na linha daquele magnífico western de Abraham Polonsky intitulado «O Vale do Fugitivo», esta película de Young (igualmente despojada de romantismo) constitui, ainda, um requisitório contra certa imprensa que -em inícios do século XX, como nos nossos dias- vive do escândalo, não hesitando mistificar os seus leitores para, assim, os manipular mais facilmente e, ao mesmo tempo, tirar proventos da venda de jornais.
«A Balada de Gregório Cortez» apresenta-se, deste modo, como um filme diferente e como uma obra cativante no morno panorama do cinema western da década de 80. Pena é que este honesto e belo trabalho de Robert M. Young não tenha encontrado um distribuidor no nosso país e que os westernófilos portugueses (e todos os outros amadores de bom cinema) só o tenham podido descobrir através do formato reduzido, e redutor, do vídeo.
Cumprimentos, no entanto, à Edivídio, firma que, aqui há uns bons anos atrás, teve a óptima ideia de mostrar em Portugal esta obra invulgar, ao colocar no nosso mercado de aluguer a cassete desta película. Só nos resta perguntar : para quando o aparecimento de uma cópia de «A Balada de Gregório Cortez» em formato DVD?

(M. M. S.)


Edward James Olmos interpretou (muito bem) a personagem de Gregório Cortez, figura nuclear desta belíssima fita americano-mexicana, realizada por Robert M. Young em 1983


Este filme -inspirado por um acontecimento verídico, ocorrido em 1901 na fronteira entre o Texas e o México- chegou a ter edições VHS em vários países da Europa, incluindo Portugal...


Mas, para comprar a cópia em suporte DVD, só nos 'States' e em versão V.O. integral. Quanto tempo teremos que esperar ainda, para ver «A Balada de Gregório Cortez» editada na Europa, com versões em várias línguas ? -O que espanta é que este filme de qualidade, ostracizado pelos editores do Velho Mundo, até por cá recebeu vários prémios prestigiosos, nomeadamente em Cannes ('Caméra d'Or') e em San Sebastian ('Concha de Oro')...

Sem comentários: