domingo, 12 de setembro de 2010

OS FILMES QUE EU VI (OU REVI) ESTA SEMANA :


«ENCONTRO NAS HONDURAS» (dvd)

Este filme de aventuras, de série B, foi realizado em 1953 por Jacques Tourneur. Os principais papéis do elenco foram preenchidos por Glenn Ford, Ann Sheridan, Zachary Scott e Rodolfo Acosta. A acção decorre, essencialmente, nas selvas da América central, onde um grupo de brancos se embrenha para cumprir uma arriscada e misteriosa missão. A ganância do dinheiro lança-os uns contra os outros. Só os puros sobreviverão… Maniqueísta e previsível, esta fita de aventuras coloridas obteve -no seu tempo e graças, sobretudo, ao seu exotismo- algum sucesso popular. Hoje tem o ‘charme’ dado às velhas relíquias pelos nostálgicos. A fita foi editada recentemente em Espanha por um editor de DVD’s, que teve a boa (excelente) ideia de ressuscitar o velho cinema hollywoodiano


«O HOMEM QUE AMOU CAT DANCING» (dvd)

Grande western dos anos 70. Do tempo em que ‘o género mais genuíno do cinema americano’ agonizava. Teve realização do conceituado cineasta Richard C. Sarafian e contou com a presença de alguns bons e conhecidos actores, tais como Sarah Miles (a inesquecível intérprete de «A Filha de Ryan»), Lee J. Cobb, George Hamilton, etc. O principal papel masculino foi confiado ao atlético Burt Reynolds, que o desempenhou com rigor e com convicção. A fita, baseada num romance de Marilyn Durham, conta-nos, ‘grosso modo’, a história de um ex-oficial de cavalaria marcado por um passado dramático (matara, por ciúmes a sua esposa índia) e que se lança no assalto a um comboio-correio, de onde rouba 100 mil dólares. Perseguido pelas autoridades policiais e pelo furibundo marido de uma involutária refém, Jay (é o seu nome), vai ter que gerir as emoções e os desejos dos seus cúmplices em relação à apetecível prisioneira. Até que se apercebe que, ele próprio, também já não é insensível ao charme dessa mulher… O amor (retribuído) de Katherina e o encontro com o seu doloroso passado vão transformá-lo num homem novo. Fita excelente, cuja cópia foi agora lançada no comércio dos DVD’s em Espanha. Pena é que os nossos vizinhos raramente proponham cópias dos muitos e variados filmes que editam com legendagem portuguesa…



«O EXÉRCITO DA SOMBRA» (dvd)

Este filme foi realizado por Jean-Pierre Melville em 1969, com base num romance de Joseph Kessel. Reúne alguns bons actores gauleses da época (Lino Ventura, Simone Signoret, Paul Meurisse, etc) e reconstitui, com alguma felicidade ou ‘savoir-faire’, o tempo da ocupação da França pelos nazis e a acção da Resistência local na luta global das democracias contra o nazismo de triste memória. Não é a primeira vez que eu vejo este clássico da cinematografia francesa. Chegou agora o momento de o (re)visionar, graças a um DVD editado em Portugal há já uns anitos e que surge agora nos escaparates de algumas grandes superfícies. Onde, curiosamente, é proposto à clientela por um preço escandalosamente baixo. Mas eu já me habituei a esse negócio sem nexo, no qual são propostos grande filmes ao preço da ‘uva mijona’ (passe a expressão) e palermices (que nem sequer mereciam ter sido rodadas) a preços proibitivos. Exemplo perfeito dessa aberração : «O Exército das Sombras» custou-me menos de 2 euros !

Sem comentários: