segunda-feira, 11 de julho de 2011

'ISOLE DELLE AZZORRE'


Quando, em 1943, em plena 2ª Guerra Mundial, o governo de Salazar aplicou (mais uma vez) a sua famosa lei do 'pau de dois bicos' e entregou uma parcela do território açoreano aos Aliados, para que -os britânicos primeiro e os norte-americanos em seguida- ali construíssem uma base aérea, os amigalhaços transalpinos do ditador ficaram surpreendidos. E a imprensa da Itália fascista publicou (entre outros) estes documentos que ilustravam a importância estratégica que tinham, realmente, as ilhas portuguesas situadas no meio do oceano Atlântico. O mapa mostrava, de maneira inequívoca, o raio de acção dos aviões de grande alcance estacionados nas ilhas, que os levava a cobrir (e proteger contra os submarinos tudescos) uma área que se estendia da Terra Nova até à Irlanda e da Groenlândia até lugares situados muito a sul do arquipélago canarino...


...E mostrava, por outro lado, a fotografia de um bombardeiro quadrimotor Boeing B-17 'Flying Fortress', um dos maiores e mais poderosos aviões de guerra dos Estados Unidos da América. Na verdade, os norte-americanos só chegaram aos Açores em 1944, quando a guerra contra os submarinos de Hitler já estava ganha e as facilidades que lhe foram concedidas nos Açores pelo Estado Novo serviram apenas como elemento (crucial, é certo) da ponte aérea permanente criada pelos E.U.A. entre a América do norte e o Magrebe e a Europa do Sul

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