quarta-feira, 27 de julho de 2011

OS FILMES DA MINHA VIDA (58)


«PINTORES E RAPARIGAS»

FICHA TÉCNICA
Título original : «Artists and Models»
Origem : E. U. A.
Género : Comédia
Realização : Frank Tashlin
Ano de estreia : 1955
Guião : Frank Tashlin, Hal Kanter e Herbert Baker
Fotografia (c) : Daniel L. Fapp
Música : Walter Scharf
Montagem : Warren Low
Produção : Hal B. Wallis
Distribuição : Paramount
Duração : 109 minutos

FICHA ARTÍSTICA
Jerry Lewis ……………………………………………. Eugene Fullstack
Dean Martin ……………………………………………. Rick Todd
Shirley Mac Laine ………………………………….. Bessie Sparrowbush
Dorothy Malone …………………………..….…….. Abigail Parker
Eddie Mayehoff ………………………………..……. Sr. Murdock
Eva Gabor ……………………………………..………….. Sonia
Anita Ekberg ……………………………………....…… Anita
George ‘Foghorn’ Winslow …………….……….. Richard Stilton
Jack Elam ………………………………………….………. Ivan
Kathleen Freeman .………………………………….. Sra. Milldoon

SINOPSE
Dois artistas (um pintor, o outro autor de histórias para crianças) decidem tentar a sua sorte na cidade de Nova Iorque, onde pensam alcançar o sucesso, que até então lhes tem sido negado. Ali chegados, eles vão integrar uma alegre comunidade de artistas e modelos.
Mas, Eugene, sujeito a pesadelos, pronuncia, durante o sono, frases e fórmulas estranhas e fala, ao mesmo tempo, de criaturas vampirescas e de uma estação interplanetária. As suas elucubrações acabam por despertar a curiosidade dos serviços secretos russos e a previsível reacção da contra-espionagem norte-americana, já que as fórmulas sonhadas por Eugene parecem corresponder aos dados de um foguetão cuja existência é ultra-confidencial.
Durante um animado baile de máscaras, os espiões do Leste tentam raptar Eugene, que adoptou um disfarce de ratinho. Mas, graças à atenção de Rick, de Bessie, de Abigail e dos serviços de segurança nacionais, essa acção vai gorar-se e a grande noite de festa dos artistas e modelos prossegue num ambiente dominado pelo canto e pela boa disposição.

O MEU COMENTÁRIO
«Pintores e Raparigas» foi um dos grandes sucessos da parelha cómica formada por Jerry Lewis e pelo ‘crooner’ Dean Martin. Duo que haveria de durar até à ruptura ocorrida em 1956, após a participação dos actores em 15 películas comuns. Bem dotada de meios técnicos e com um plantel de sonho, este filme revelou-se, desde logo, como um dos melhores dessa cooperação. Recordo-me do bom acolhimento que o filme recebeu no Portugal profundo, onde a sua projecção -nas salas e esplanadas dos cinemas de bairro- ainda continuava a atrair muito público, uns 5 ou 6 anos depois da sua estreia nos salões de Lisboa e do Porto. A isso não terá sido estranho a presença no elenco desta fita da Paramount de uma plêiade de moças tão atractivas (e tão ligeiramente vestidas) quanto Dorothy Malone -que aqui desempenha um dos principais papéis- Anita Ekberg ou Eva Gabor. Os ‘gags’ de Lewis (de quem se disse ter assumido responsabilidades, não-creditadas, na elaboração do guião) são excelentes, nomeadamente aquelas em que o actor presta indirecta, mas visível, homenagem a Charlie Chaplin e a Harpo Marx. É pena que esta comédia ainda não tenha encontrado, no nosso país, um editor de DVD’s que faculte uma cópia de qualidade ao público cinéfilo português; público desejoso de rever ou de descobrir um filme que marcou toda uma época do cinema cómico norte-americano.

(M.M.S.)


«Pintores e Raparigas» : as primeiras imagens do genérico prometim bonitas moças de pernas ao léu...


Dean Martin e Jerry Lewis colaboraram durante muitos anos; e dessa colaboração nasceram 15 películas, algumas delas bastante agradáveis


Cartaz promocional francês


Shirley Mac Laine fez parte do elenco desta fita de Frank Tashlin


Capa da cassete VHS do filme «Pintores e Raparigas» editada nos Estado Unidos


Cena romântica entre Dean Martin e Dorothy Malone


Cartaz italiano


Dorothy Malone e Jerry Lewis numa cena hilariante da película em apreço


Outro cartaz norte-americano de «Artists and Models»


Esta é uma das derradeiras imagens de um filme agradável e com muito humor. A não perder...

Sem comentários: