sexta-feira, 29 de julho de 2011

OS FILMES DA MINHA VIDA (59)


«VENCER OU MORRER»

FICHA TÉCNICA
Título original : «Fort Dobbs»
Origem : E. U. A.
Género : Western
Realização : Gordon Douglas
Ano de estreia : 1957
Guião : Burt Kennedy e George W. George
Fotografia (p/b) : William H. Clothier
Música : Max Steiner
Montagem : Clarence Kolster
Produção : Martin Rackin
Distribuição : Warner Bros.
Duração : 93 minutos

FICHA ARTÍSTICA
Clint Walker ……………………………………………….. Gar Davis
Virginia Mayo ………………………………………………. Celia Gray
Brian Keith ………………………………………………….. Clett
Richard Eyer ……………………………………………….. Chad Gray
Russ Conway ………………………………………………..… o xerife de Largo
Michael Dante …………………………………………….. Billings
e outros actores não-creditados

SINOPSE
Acusado de ter assassinado um rival, Gar Davis é perseguido até ao limite do território dos Comanches por uma patrulha chefiada pelo xerife de Largo, uma modesta cidade do Faroeste.
Tendo ludibriado os seus perseguidores, ao encenar a sua própria morte com a ajuda do cadáver de um colono abatido pelos pele-vermelhas, Davis acaba por ir parar ao rancho da vítima dos Comanches, onde esta é esperada, em vão, pela mulher e pelo filho, uma criança de uns 10 anitos.
Como a região não é segura, Davis decide acompanhar Celia e o pequeno Chad Gray até Fort Dobbs, sede de uma unidade militar cuja guarnição assegura a livre circulação de pioneiros na famosa pista de Santa Fé. Celia, que ignorava a morte do marido, descobre na posse de Gar uma peça vestimentar manchada de sangue, que lhe pertencera, e deduz, precipitadamente, que o seu protector o matara por obscuras razões.
A tensão que reina entre os membros do ocasional trio vai agravar-se com o aparecimento de Clett, um traficante, que os salva de um ataque dos Comanches, graças à utilização de uma arma revolucionária : uma espingarda de repetição Henry. Mas, quando Clett, aproveitando-se da ausência momentânea de Gar, assedia Celia, as coisas azedam entre os dois homens e o traficante de armas é ‘aconselhado’ a abandonar o acampamento.
Cumprindo a sua promessa, Gar Davis deixa mãe e filho nas imediações de Fort Dobbs e prossegue o seu caminho. Acontece, porém, que a guarnição desse posto militar fora inteiramente massacrada pelos índios e que Gar se vê na necessidade de, também ele, ali se refugiar; ao mesmo tempo que para ali aflui toda a ameaçada população de Largo.
O xerife da localidade fica deveras surpreendido ao ver Davis (que ele já julgava morto) em Fort Dobbs, e diz-lhe para que se considere seu prisioneiro; embora lhe deixe as mãos livres, em razão dos ataques incessantes lançados pelos Comanches contra os improvisados defensores da fortaleza.
No momento em que o ânimo dos seus companheiros de infortúnio começa a esvair-se, Gar Davis oferece-se para ir pedir auxílio aos habitantes de Santa Fé. Mas, pelo caminho, Davis topa, de novo, com Clett e exige-lhe que ele coloque o seu ‘stock’ de armas à disposição dos sitiados. Perante a firme recusa do traficante (que conta obter substancial lucro com a venda desse material inovador), Gar afronta-o num duelo à pistola, do qual sai vencedor. As armas acabam por chegar a tempo às mãos da gente cercada em Fort Dobbs e por fazer a terrível demonstração da sua eficiência, desbaratando os Comanches.
O xerife informa Celia que, afinal, o seu marido fora vítima dos pele-vermelhas e aceita, como válidas, as explicações de Davis, que jura ter abatido o seu rival de Largo em estado de legítima defesa. Gar, Celia e o pequeno Chad separam-se dos sobreviventes de Fort Dobbs (que preparam o seu regresso a Largo) e tomam o rumo da próspera cidade de Santa Fé, onde vão encetar nova vida…

O MEU COMENTÁRIO
O entrecho de «Vencer ou Morrer» inspirou-se no romance «Backtrack», da autoria de George W. George, escritor que partilhou com Burt Kennedy as responsabilidades da sua adaptação cinematográfica.
«Vencer ou Morrer» é o primeiro western de Clint Walker. E é até o seu primeiro filme, se exceptuarmos o mais do que insignificante papel que lhe foi dado representar na monumental película «Os Dez Mandamentos», de Cecil B. DeMille.
Walker era ‘deputy-sheriff’ na cidade de Las Vegas, quando a sua atlética figura surpreendeu favoravelmente o já consagrado actor Van Johnson, que o aconselhou a procurar trabalho em Hollywood. Convencido de que os seus dotes físicos o poderiam servir na capital do cinema, Clint não se fez rogado e aceitou a sugestão. Clint Walker (talhado fisicamente, não haja dúvida, para os vastos horizontes do Oeste) participou em vários westerns, nomeadamente em mais duas obras assinadas por Gordon Douglas : «O Gigante do Oeste» (1959) e «O Tesouro das Sete Colinas» (1961). A sua fama adveio-lhe, no entanto, do facto de ter sido o herói de «Cheyenne», uma muito popular série da televisão.
O filme «Vencer ou Morrer» -inteiramente rodado em cenários naturais no fotogénico estado do Utah- apresenta-se como uma homenagem à espingarda de repetição Henry, de calibre 44, que foi uma das armas preferidas dos pioneiros do Faroeste. Tivessem sido eles caçadores profissionais, agentes da autoridade, vaqueiros ou simples cidadãos preocupados em assegurar a sua defesa (e a dos seus familiares) num território vastíssimo e muito pouco seguro. A câmara de munições da Henry 44 era abastecida com 15 cartuchos. Daí a escolha de espanhóis e brasileiros, que intitularam, respectivamente, esta película de Douglas «Quince Balas» e «O Rifle de Quinze Tiros», numa clara alusão ao potencial de fogo da espingarda em questão. Segundo as palavras engraçadas de uma das personagens da fita (Brian Keith, que, em «Vencer ou Morrer», interpreta o papel de Clett, o traficante armas), a Henry «é uma daquelas espingardas que se carrega ao domingo e que dispara o resto da semana». Chamo a atenção, para terminar, que outros westerns prestaram tributo a outras famosas armas de fogo implicadas na conquista do Oeste : «Winchester 73» (Mann, 1950), «Colt 45» (Marin, 1950), «Springfield Rifle» (de Toth, 1952) ou «Kentucky Rifle» (Hittleman, 1956), por exemplo.

(M.M.S.)


«Vencer ou Morrer» foi, simultaneamente, o primeiro western e o primeiro filme de Clint Walker. Isto, se 'esquecermos' uma passagem meteórica e quase anónima do actor pela supreprodução «Os Dez Mandamentos», de Cecil B. DeMille


Clint numa foto promocional do filme com Virginia Mayo, actriz já consagrada


Cartaz francês


O jovem actor Richard Eyer (no papel de Chad Gray) e Virginia Mayo (Celia) numa das cenas iniciais da película


Vistoso cartaz editado na Bélgica, país onde o filme conservou o título original


Sob a protecção de um carroção, Gar, Chad e Celia repelem um ataque dos Comanches


Cartaz espanhol


O traficante de armas Clett (Brian Keith) faz a corte a Celia, o que desagrada a Gar Davis (Walker)


Capa do DVD contendo cópia de «Vencer ou Morrer» editado nos E.U.A.

Sem comentários: