segunda-feira, 8 de agosto de 2011

OS FILMES DA MINHA VIDA (62)


«ROUBEI UM MILHÃO»

FICHA TÉCNICA
Título original : «The Lavender Hill Mob»
Origem : G. B.
Género : Comédia
Realização : Charles Crichton
Ano de estreia : 1951
Guião : T. E. B. Clarke
Fotografia (p/b) : Douglas Slocombe
Música : Georges Auric
Montagem : Seth Holt
Produção : Michael Balcon
Distribuição : Ealing Studios
Duração : 81 minutos

FICHA ARTÍSTICA
Alec Guinness …………………………………………………………. Henry Holland
Stanley Holloway ………………………………………………….. Alfred Pendlebury
Sid James ………………………………………………………………. Lackery Wood
Alfie Bass ……………………………………………………………….. Shorty
Marjorie Fielding …………………………………………………… senhora Chalk
Edie Martin ……………………………………………………………… ‘miss’Evesham
John Salew ………………………………………………………………. Parkin
Ronald Adam ……………………………………………………………. Turner
Arthur Hambling …………………………………………………….. Wallis
Gibb McLaughlin ………………………………………………………. Godwin

SINOPSE
Henry Holland é um modesto funcionário, mas, ainda assim, responsável pelo serviço de transporte de ouro entre as instituições bancárias de Londres. No fim da sua carreira e em vésperas de ser transferido para um outro serviço, o até então exemplar senhor Holland decide por em prática um plano para roubar o seu próprio banco e arrecadar uma soma que lhe permitirá viver o resto da sua vida como um milionário.
Para tanto, Holland contacta um colega de pensão, o senhor Pendlebury, proprietário de uma pequena indústria de fundição, especializada na reprodução de monumentos em chumbo, e propõe-lhe roubar (com a ajuda de dois verdadeiros marginais) o transporte de fundos colocado à sua guarda.
Concretizado o assalto, o ouro roubado é transformado em miniaturas da torre Eiffel e enviado para Paris, onde o fundidor tem clientes.
Na sua viagem até à capital de França, onde esperam recuperar o ouro roubado, os dois sócios verificam que uma das caixas de ‘souvenirs’ fora aberta por engano e que seis das pequenas torres em ouro maciço haviam sido vendidas às meninas de um colégio inglês. Os vigaristas regressam, então a Londres, com a esperança de recuperar tão valiosos como comprometedores objectos. Detectados pela polícia, os comparsas vêem-se na contingência de roubar uma viatura da Scotland Yard e de tentar escapar à perseguição que lhes é movida nas ruas de Londres.
No final, só Henry Holland consegue escapar às autoridades e refugiar-se na cidade do Rio de Janeiro, onde, durante um ano, viveu como um nababo em hotéis de luxo, rodeado por uma corte de aduladores e de mulheres bonitas. Até que, um dia, a festa se acaba e ele é obrigado a regressar às ilhas britânicas, algemado e devidamente escoltado por um detective da polícia londrina.

O MEU COMENTÁRIO
Deliciosa comédia britânica situada na linha de «O Quinteto era de Cordas», outro grande êxito dos Estúdios Ealing e desse fabuloso actor que foi ‘sir’ Alec Guinness.
Muita gente viu (ou pretendeu ver) no humor do filme «Roubei Um Milhão» uma sátira do modo de vida dos britânicos de classe média dos anos do pós-guerra, marcados pela mediocridade do nível de vida e pelo cinzentismo.
Este engraçadíssimo filme de Charles Crichton é também conhecido por ter sido a primeira película na qual participou a futura estrela Audrey Hepburn; que aqui representa o inócuo e curtíssimo papel de Chiquita, uma das amigas brasileiras de Henry Holland.
«Roubei Um Milhão» já tem (felizmente e desde há algum tempo) cópia portuguesa, gravada em suporte DVD. O que permitirá às novas gerações de cinéfilos lusos descobrir um filme emblemático da cinematografia britânica de raiz humorística e, aos mais velhos, de rever uma das fitas que marcaram os seus tempos de juventude.

(M.M.S.)


DVD editado para os países anglófonos


Cartaz norte-americano


Tão amigos que eles eram...


Cartaz francês


Cartaz italiano


Na fundição de Pendlebury, apreciando a beleza do trabalho...


Cartaz espanhol


Cartaz alemão


Henry Holland (Guinness) e Alfred Pendlebury (Holloway) roubam uma viatura da polícia...


Outro cartaz promocional de origem britânica


Cartaz dinamarquês


Audrey Hepburn na sua primeira aparição cinematográfica; que não durou mais de 1 minuto...


Capa de DVD, edição portuguesa

Sem comentários: