quinta-feira, 11 de agosto de 2011

OS FILMES DA MINHA VIDA (63)


«AS PONTES DE TOKO-RI»

FICHA TÉCNICA
Título original : «The Bridges at Toko-Ri»
Origem : E. U. A.
Género : Guerra
Realização : Mark Robson
Ano de estreia : 1954
Guião : Valentine Davies
Fotografia (c) : Loyal Griggs
Música : Lyn Murray
Montagem : Alma MacRorie
Produção : George DSeaton e William Perlberg
Distribuição : Paramount Pictures
Duração : 102 minutos

FICHA ARTÍSTICA
William Holden ……………………………………………………. Tenente Harry Brubaker
Grace Kelly …………………………………………………………… Nancy Brubaker
Fredric March …………………………………………………….. almirante George Tarrant
Mickey Rooney …………………………………………………….. Mike Forney
Robert Strauss ……………………………………………………. Beer Barrel
Charles McGraw ………………………………………………….. comandante Wayne Lee
Keiko Awaji ………………………………………………………….. Kimiko
Earl Holliman ……………………………………………………….. Nestor Gamidge
Richard Shannon …………………………………………………. Tenente Olds
Willis Bouchey …………………………………………………….. capitão Evans

SINOPSE
Piloto veterano da Segunda Guerra Mundial, o advogado Harry Brubaker é casado e pai de família, quando rebenta a guerra da Coreia. Mobilizado, em 1952, contra a sua vontade, Brubaker é enviado para o Oriente, onde vai integrar uma unidade de combate da aeronaval, estacionada a bordo de um porta-aviões.
Certo dia, no voo de regresso de uma missão sobre território inimigo, o seu jacto ‘Panther’ despenha-se no mar por falta de carburante e o tenente Brubaker é resgatado das águas do oceano por um helicóptero de busca e salvamento pilotado pelo truculento Mike Forney; de quem o piloto fica para sempre reconhecido e safa de várias enrascadas.
No regresso à sua base (no Japão), o porta-aviões tem à espera a família de Brubaker, a quem é concedida uma licença de 8 dias. Esse tempo de felicidade esgotado, o oficial regressa a bordo e, já na zona de guerra, recebe ordens para participar nas operações de bombardeio que devem destruir as pontes de Toko-Ri, de grande importância estratégica para os norte-coreanos. Essa missão de alto risco, devido à forte concentração de artilharia antiaérea inimiga, faz várias vítimas entre os aviadores americanos, que acabam, no entanto, por destroçar a obra de engenharia visada. Mas, durante o regresso à sua base flutuante, o caça-bombardeiro de Brubaker é atingido pelo fogo adverso e obrigado a proceder a uma aterragem de emergência em território hostil. Apesar de socorrido pelos colegas, que, do ar, tentam manter à distância a avalanche de soldados comunistas que avança sobre ele, o piloto-aviador é morto em combate, ao lado da corajosa equipagem de helicóptero constituída pelos seus devotados amigos Mike e Nestor.

O MEU COMENTÁRIO
Apesar do seu evidente e acentuado cunho propagandístico (a favor da intervenção norte-americana na península da Coreia e contra o comunismo internacional), «As Pontes de Toko-Ri» (que foi, ao que parece, baseado num caso real, que serviu de tema a um livro de James Michener) é um filme que se vê sem desagrado. Até porque no seu elenco figuram –para além do par de estrelas formado por William Holden e Grace Kelly- uma plêiade de muito bons actores. Como, por exemplo, Mickey Rooney, que introduziu, felizmente, nesta película, um ar da sua graça, o que muito contribuiu para desanuviar a atmosfera pesada deste filme de guerra, por vezes angustiante e trágico. Outro dos atractivos do filme tem a ver com os detalhes fornecidos sobre a vida quotidiana a bordo de um grande navio da US Navy, neste caso o porta-aviões «Oriskany», disponibilizado para a rodagem da fita. O movimento das aeronaves é sensacional, nomeadamente o dos Grumman F9F ‘Panther’, que foram dos primeiros jactos a ser operados pela aviação embarcada. Lembro, ainda, que esta fita colorida de Mark Robson recebeu, em 1955, o Óscar (atribuído pela Academia de Cinema de Hollywood) destinado à película com melhores efeitos especiais. O DVD com cópia deste filme já foi editado em Portugal.

(M.M.S.)


Cartaz alemão


Publicidade espanhola


Grace Kelly, futura princesa de Mónaco, era em 1954 (ano de realização do filme em apreço), uma das mulheres mais belas de Hollywood


Cartaz francês


Cartaz argentino


William Holden protagonizou o papel do tenente aviador Harry Brubacker nesta fita de guerra de Mark Robson


Capa do DVD editado na Alemanha


Cartaz espanhol


O monorreactor Grumman F9F 'Panther' da US Navy -um caça-bombardeiro- foi a vedeta mecânica da película «As Pontes de Toko-Ri»

Sem comentários: