quinta-feira, 18 de agosto de 2011

OS FILMES DA MINHA VIDA (66)


«O FANTASMA APAIXONADO»

FICHA TÉCNICA
Título original : «The Ghost and Mrs. Muir»
Origem : E. U. A.
Género : Fantástico
Realização : Joseph L. Mankiewicz
Ano de estreia : 1947
Guião : Philip Dunne
Fotografia (p/b) : Charles Lang
Música : Bernard Herrmann
Montagem : Dorothy Spencer
Produção : Fred Kohlmar
Distribuição : 20th. Century-Fox
Duração : 104 minutos

FICHA ARTÍSTICA
Gene Tierney …………………………………………………….. Lucy Muir
Rex Harrison …………………………………………………….. o fantasma do cap. Gregg
George Sanders ……………………………………………….. Miles Farley
Edna Best …………………………………………………………... Martha
Vanessa Brown ………………………………………………….. Anna (adulta)
Natalie Wood …………………………………………………….. Anna (criança)
Robert Coote ………………………………………………………. sr. Coombe
Isobel Elsom ………………………………………………………. Angelica
Victoria Horne …………………………………………………… Eva
Ana Lee …………………………………………........... senhora Failey

SINOPSE
Depois de ter enviuvado na flor da idade, Lucy Muir abandona a buliçosa cidade de Londres para fixar residência num recanto tranquilo da costa inglesa, onde adquirira uma mansão. Casa que, na região, todos dizem assombrada pelo fantasma de um certo capitão Daniel Gregg, seu antigo proprietário.
Lucy, que vive com Anna, a sua filha de menor idade, começa a aperceber-se que algo de estranho se passa na moradia e que lhe faz entender que ela não é bem-vinda àquele lugar. Trata-se, na verdade, da presença fantasmagórica de Gregg, do qual ela (e só ela) acaba por visualizar os contornos físicos e com o qual Lucy mantém, de início, acesas discussões.
Mas, aquele que vem do outro lado da vida é ‘alguém’ de extremamente fascinante e a viúva Lucy Muir acaba por apaixonar-se por ele. O fantasma, também ele seduzido, vai dar-lhe uma prova do seu amor, ao ditar-lhe as suas memórias; que, depois de escritas e editadas, valem fama e muito dinheiro à proprietária da sua antiga residência.
Na sua condição de mulher célebre, Lucy vai travar conhecimento com um escritor de nome Fairley, ao charme (mais carnal) de quem ela acaba por sucumbir, o que provoca a saída de cena do fantasma apaixonado. A ligação de Mrs. Muir a Farley –que se revelara um aventureiro sem escrúpulos- é de curta duração e Lucy (que, entretanto, casara a filha) vive o resto dos seus dias sozinha em casa, embalada pela doce recordação do ente fantasmagórico que ali conhecera.
Mas, na hora do passamento, o fantasma do capitão Gregg torna a aparecer na mansão do litoral para acompanhar Lucy pelos misteriosos caminhos da eternidade…

O MEU COMENTÁRIO
Este filme (inspirado por um romance de R. A. Dick) que Joseph L. Mankiewicz realizou em 1947 por conta dos estúdios da 20th. Century-Fox, é um conto poético de extraordinária beleza; e uma das películas mais distintas que alguma vez se fizeram em Hollywood sobre fantasmas. Um tema que, finalmente, não é tão raro quanto se pensa. Refiro ainda que, para além de ter sido soberbamente dirigido, «O Fantasma Apaixonado» contou com um elenco de luxo, de onde se destacam, naturalmente, os nomes de Gene Tierney e os dos grandes actores britânicos Rex Harrison e George Sanders.
Esta fita –que combina inteligentemente humor, emoção, ternura- não pode deixar ninguém insensível; até porque, para além da história contada, tem outros trunfos, como, por exemplo, a belíssima música de fundo da autoria de Bernard Herrmann, que foi (lembro) um dos compositores preferidos de Alfred Hitchcock.
Curiosamente, Gene Tierney –que aqui é uma nostálgica e terna Mrs. Muir- já fazia parte da ficha artística do primeiro filme de Mankiewicz, «Dragonwyck», obra que o futuro mestre realizou em 1941. Mas, na memória dos cinéfilos, a imagem de Gene Tierney (1920-1991) fica para sempre associada à personagem principal da película «Laura», que Otto Preminger dirigiu no ano de 1944.

(M.M.S.)


Gene Tierney, a heroína de «O Fantasma Apaixonado», foi uma das mais belas e talentosas 'stars' da Hollywood do seu tempo. Os seus olhos amendoados e as maçãs do rosto salientes davam-lhe um ar exótico e algo enigmático...


Cartaz (britânico ?)


Mrs. Muir (Gene Tierney) e o fantasma do capitão Daniel Gregg (Rex Harrison) são as personagens centrais desta excelente película de Joseph L. Mankiewicz


Cartaz norte-americano


Cartaz belga


A obra ditada pelo fantasma do capitão Gregg deu fama e dinheiro a Mrs. Muir


Capa de DVD editado em Espanha


Mrs. Muir (Gene Tierney) na companhia do 'dandy' Miles Farley (George Sanders). Uma aventura sentimental abortada


Outro cartaz norte-americano


A bela viúva Lucy Muir em plena e profunda meditação. Estará a pensar no fantasma que a abandonou ?


Capa do DVD editado na Grã-Bretanha

Sem comentários: