domingo, 13 de novembro de 2011

OS FILMES DA MINHA VIDA (88)


«A TERRA EM PERIGO»

FICHA TÉCNICA
Título original : «Invasion of the Body Snatchers»
Origem : E. U. A.
Género : Ficção Científica
Realização : Don Siegel
Ano de estreia : 1956
Guião : Daniel Mainwaring
Fotografia (p/b) : Ellsworth Fredericks
Música : Carmen Dragon
Montagem : Robert Eisen
Produção : Walter Wanger
Distribuição : Allied Artists
Duração : 80 minutos

FICHA ARTÍSTICA
Kevin MacCarthy …………………………………………. Dr. Miles Bennell
Dana Wynter ………………………………………………… Becky Driscoll
Larry Gates …………………………………………………… Dr. Dan Kauffman
King Donovan …………………………………………………. Jack Belicec
Carolyn Jones ……………………………………………….. Teddy Belicec
Jean Willes ……………………………………………………. Sally
Ralph Dumke ………………………………………………….. xerife Nick Grivett
Virginia Christine ………………………………………….. Wilma Lentz
Tom Fadden ……………………………………………………. Ira Lentz
Kenneth Patterson ………………………………………… Driscoll
With Bissell ……………………………………………………. Dr. Hill
Sam Peckinpah ……………………………………………….. o empregado do gás

SINOPSE
De regresso a Santa Mira -a modesta e pacata localidade da Califórnia onde nascera e onde exerce medicina- o Dr. Miles Bennell apercebe-se que alguns dos seus conterrâneos arvoram uma atitude das mais estranhas em relação aos seus familiares e amigos de sempre.
Intrigados pelo comportamento bizarro das pessoas da sua terra, Bennell e Becky (uma jovem por quem o médico se enamorara) descobrem em casa de um amigo comum uma vagem gigantesca contendo um corpo em fase vegetativa, mas no qual já é possível reconhecer as feições de Jack Belicec, o seu anfitrião.
Depois de ter descoberto mais algumas dessas estranhas vagens, inclusivamente uma contendo um corpo realizado à sua própria imagem, o Dr. Miles Bennell acaba por perceber que Santa Mira é alvo de uma invasão de extraterrestres que, sub-repticiamente, se apoderam do envelope carnal dos seus conterrâneos e os neutraliza, despojando-os de todos os seus sentimentos humanos. Isso, para, discretamente, satisfazerem a sua ambição, que é, já não há dúvidas, conquistar e colonizar o nosso planeta.
Perante a passividade geral (que, rapidamente, se transforma em hostilidade à medida que os santamirenses se vão transformando em mutantes), o médico foge da cidade com a sua namorada para avisar as comunidades humanas vizinhas do perigo que as espreita. Entretanto, Becky é, ela própria, dobrada à vontade dos invasores e o Dr. Miles passa a ser o único habitante da sua cidade a poder lançar o alarme de que a Terra está em perigo...

O MEU COMENTÁRIO
Don Siegel pretendia que «A Terra em Perigo» -fita inspirada pelo episódio de um folhetim da autoria de Jack Finney, publicado no «Collier’s Magazine»- era a melhor obra de toda a sua filmografia. E eu não vou contrariar a apreciação do cineasta, até porque a sua opinião coincide com a de muitos críticos cinematográficos da época em que foi estreada a película, que viram neste trabalho de Siegel «um dos mais notáveis filmes de ficção-científica da História do Cinema». Nem mais, nem menos !
A fita foi produzida por Walter Wanger para aAllied Artists Pictures Corporation, uma companhia de terceira importância (e, por consequência, de recursos limitados), sedeada em Hollywood. Assim, não é de admirar que Don Siegel se tivesse de contentar com um orçamento dos mais apertados e com meios técnicos modestíssimos para executar –em, apenas, 10 dias ! – a rodagem de «A Terra em Perigo».
Filmada a preto e branco, sem vedetas, esta fita foi adaptada ao cinema por Daniel Maiwaring (aliás Geoffrey Homes), um guionista de reconhecido talento, ao qual se ficaram a dever (entre outros trabalhos para o grande ecrã) os roteiros de «The Big Steal» (1949) e de «Baby Face Nelson» (1957), dois outros conhecidos sucessos de Siegel. Refiro, a título anedótico, que em plena época de ‘caça às bruxas’, Mainwaring chegou a ser acusado pelo paranóico Howard Hughes, então patrão da R.K.O., de ser politicamente suspeito (de simpatias comunistas, entenda-se), facto que, felizmente, não impediu este competente guionista de prosseguir normalmente a sua carreira.
Embora muita gente tenha visto nos famosos ‘legumes cósmicos’ de «A Terra em Perigo» uma alusão directa à ‘ameaça comunista’ propagandeada pela fascizante Comissão de Actividades Anti-Americanas, outros viram na mensagem emanante desta obra de ficção-científica –marcada pela grande originalidade do seu entrecho- uma parábola sobre a passividade comodista do americano médio face à «paranóia urbana e à histeria política» vigentes. Quanto ao realizador do filme, quando o interrogavam sobre o assunto, sorria e limitava-se a declarar que só teve uma coisa em mente : «terminar a fita na data imposta pela produção».
Sobre os actores contratados para o filme, oferece-me dizer o seguinte : apesar de não gozarem do estatuto de vedetas, Kevin McCarthy, Dana Wynter e os demais protagonistas de «A Terra em Perigo» demonstraram ser comediantes de bom nível, que estiveram perfeitamente à vontade no desempenho dos papéis que lhes foram distribuídos. Repare-se, por outro lado, na inesperada participação de Sam Peckinpah no elenco artístico deste filme de Don Siegel. O futuro realizador da fita violentíssima e muito polémica que foi «A Quadrilha Selvagem», encarna aqui a figura de Charlie, o empregado do gás.
Finalizo estas linhas sobre «A Terra em Perigo», recordando que Philip Kaufmam dirigiu, em 1978, uma nova versão desta história, que foi estreada com o mesmo título original da fita de Siegel : «Invasion of the Body Snatchers». ‘Remake’ que apesar de ter sido dotado de orçamento confortável, de ter sido rodado a cores e de ter recorrido a actores de primeiro plano, como Donald Sutherland, Jeff Goldblum, etc, não logrou obter o êxito de bilheteira outrora alcançado pela obra produzida pela companhia Allied Artists.

(M.M.S.)


No Brasil, este filme intitulou-se «Vampiros de Almas»


Don Siegel foi o genial realizador desta obra que marcou o cinema hollywoodiano de ficção-científica


Outro cartaz norte-americano


As misteriosas vagens contêm imitações perfeitas dos corpos dos habitantes de Santa Mira


Esta é a capa do DVD -com cópia do filme de Don Siegel- destinado ao público de língua alemã


Becky Driscoll (a actriz Dana Wynter) e o seu namorado, o Dr Miles Bennell (o actor Kevin McCarthy), já descobriram a origem do drama que se abateu sobre a cidadezinha de Santa Mira; e vão tentar sobreviver à invasão dos extra-terrestres


Capa do DVD editado na Grã-Bretanha


O Dr. Bennell e alguns dos seus amigos tentam manter a sua condição de seres humanos, numa terra onde a maioria da população já está controlada por seres vindos do espaço


Capa do DVD comercializado em Portugal (pela editora Cine Digital)


Dezenas de mutantes perseguem o Dr. Bennell (Kevin McCarthy) e Becky (Dana Wynter) pelas ruas de Santa Mira


Cartaz de concepção moderna


Apesar de pouco conhecido, o par formado pelos actores Dana Wynter e Kevin McCarthy foi excelente no desempenho dos papéis de Becky Driscoll e do Dr. Bennell


Cartaz promovendo o 'remake' de «A Terra em Perigo». Esta fita colorida foi realizada, em 1978, por Philip Kaufman, mas nunca chegou a atingir a popularidade da versão que devemos a Don Siegel

Sem comentários: