quarta-feira, 23 de novembro de 2011

OS FILMES DA MINHA VIDA (90)


«BRUTALIDADE»

FICHA TÉCNICA
Título original : «Brute Force»
Origem : E . U. A.
Género : Policial
Realização : Jules Dassin
Ano de estreia : 1947
Guião : Richard Brooks
Fotografia (p/b) : William Daniels
Música : Miklos Rozsa
Montagem : Edward Curtiss
Produção : Mark Hellinger
Distribuição : Universal International
Duração : 96 minutos

FICHA ARTÍSTICA
Burt Lancaster …………………………………………… Joe Collins
Hume Cronyn ………………………………………………. capitão Munsey
Charles Bickford ……………………………………….. Gallagher
Sam Levene …………………………………………………. Louie
Howard Duff ………………………………………………. ‘soldier’
Yvonne de Carlo ………………………………………….. Gina
Ann Blyth ……………………………………………………… Ruth
Ella Raines ……………………………………………………. Cora
Anita Colby ………………………………………………….. Flossie
Art Smith …………………………………………………….. Dr. Walters

SINOPSE
Joe Collins, que purga uma longa pena de detenção na penitenciária de Westgate, é o líder incontestado da cela R17. Mas Joe quer evadir-se desse lugar sinistro, dominado pela crueldade e pelos instintos sádicos do capitão Munsey, o ambicioso chefe dos guardas.
Para tanto, o presidiário vai solicitar a ajuda de Gallagher, um velho prisioneiro, que vive na esperança de obter um próximo indulto e que, por essa razão, lhe nega o seu apoio. Mas, a recusa da direcção da cadeia em soltá-lo antes de ter cumprido a integralidade da pena, vai levar Gallagher a reconsiderar a sua atitude e a alinhar na tentativa de evasão planeada por Joe Collins.
Essa fuga colectiva é antecipadamente descoberta pelas autoridades prisionais, graças às informações fornecidas pela sua rede de bufos. Apesar de ter sido avisado pelo velho e alcoólico Dr. Walters, Joe põe, finalmente, em prática o planeado e, com a ajuda dos companheiros de prisão, lança-se num suicidário ataque aos guardas; que vão utilizar armas, incusivé metralhadoras, para acabar com a rebelião.
Na sua luta desesperada pela liberdade, os presos são dominados pela guarda prisional de Westgate; que acaba por dizimar os cabecilhas da revolta e por
dissuadir os outros a continuar o motim.
Mas, no entendimento dos presos sobreviventes, justiça acabou por ser feita, quando o moribundo Joe Collins reúne forças suficientes para levar o abominável capitão Munsey com ele para o inferno...

O MEU COMENTÁRIO
Excelente fita policial de Jules Dassin, já com cheirinho a clássico. O tema de «Brutalidade» é recorrente no cinema norte-americano de meados do século passado, pois as películas ambientadas no universo carceral dos 'states' e tendo por tema o relacionamento conflituoso entre guardas e detidos (que podia conduzir à revolta destes últimos) foi, por essa época, tema de variadíssimos filmes.
A história, inspirada por um livro de Robert Patterson, pretende fazer a demonstração de quanto -naquele tempo e naquele lugar- era ténue a linha moral que se entrepunha entre os criminosos detidos e os seus carcereiros, gente brutal (até ao sadismo) e de obediência cega. O argumentista (Richard Brooks) e o realizador apostaram nessa ambiguidade para colocar os espectadores do lado dos reclusos; embora se adivinhe que muita daquela tropa fandanga é constituída por canalhas da pior espécie.
Fita violentíssima para o tempo, «Brutalidade» tem algumas cenas choque, como aquela em que assistemos à morte de um bufo, empurrado para uma prensa hidráulica por co-detidos empunhando maçaricos; ou como aquela , já no fim do filme, em que assistimos à morte do ignóbil capitão Mansey, lançado do alto de uma torre de vigilância por um Joe Collins (Burt Lancaster) vingador.
Outra curiosidade de «Brutalidade» é o facto do elemento feminino só aparecer na fita mercê de periódicos 'flash backs'; que vão, de certo modo, atenuando o ímpeto e a crueza das cenas que se vão desenrolando na sinistra penitenciária de Westgate.
No que respeita o trabalho dos actores, distingo o profissionalismo de Burt Lancaster, que, no papel que lhe foi distribuído -o principal- esteve impecável. Isto, apesar de «Brutalidade» ser o segundo filme em que participou.
«Brutalidade» já foi editado em Portugal sobre suporte DVD.

(M.M.S.)


Burt Lancaster no papel de Joe Collins, é o chef incontestado da cela R17 da penitenciária de Westgate


Outro cartaz norte-americano


Munsey, o chefe dos guardas (Hume Cronyn) e o presidiário Joe Collins (Burt Lancaster) assistem ao funeral de um detido brutalizado...


Cartaz francês


Companheiros de cela...


Novo cartaz norte-americano


O capitão Munsey (Hume Cronyn), chefe os guardas da penitenciária de Westgate, é um ser ambicioso e cruel...


O meu DVD. É uma edição portuguesa (Filmes Unimundos II) da película de Jules Dassin


Cena choque de «Brutalidade» : um bufo morre às mãos dos seus companheiros de prisão


Mais um cartaz promocional em língua inglesa


Este grupo de presos revoltados é conduzido por Galagher (Charles Bickford)


Durante a revolta dos prisioneiros, Joe Collins (Lancaster) dá ao chefe dos guardas (Hume Cronyn) o 'prémio' do seu sadismo, atirando-o do alto de uma torre vigilância


O cineasta norte-americano Jules Dassin (1911-2008), realizador de «Brutalidade», foi alvo das perseguições do senador fascista Joseph McCarthy. Exilou-se, nos anos 50 do século pasado, na Grécia. Foi casado com a grande actriz Melina Mercouri, que, mais tarde, viria a ser ministra grega da Cultura

Sem comentários: