terça-feira, 29 de novembro de 2011

OS FILMES DA MINHA VIDA (91)


«A ÚLTIMA CARAVANA»

FICHA TÉCNICA
Título original : «The Last Wagon»
Origem : E . U. A.
Género : Western
Realização : Delmer Daves
Ano de estreia : 1956
Guião : James E. Grant, Delmer Daves e Gwen B. Gielgud
Fotografia (c) : Willfrid Cline
Música : Lionel Newman
Montagem : Hugh S. Fowler
Produção : William B. Hawks
Distribuição : 20th. Century-Fox
Duração : 99 minutos

FICHA ARTÍSTICA
Richard Widmark …………………………………………… Todd
Felícia Farr ……………………………………………………… Jenny Putman
Susan Kohner ………………………………………………….. Jolie Normand
Tommy Rettig ………………………………………………….. Billy Putman
Stephanie Griffin ……………………………………………. Valinda Normand
Ray Stricklyn ……………………………………………………. Clint
Nick Adam …………………………………………………………. Ridge
Carl Benton Reid ………………………………………………. general Howard
Douglas Kennedy ………………………………………………. coronel Normand
James Drury ……………………………………………………… tenente Kelly
George Mathews ................... Bull Harper

SINOPSE
1873, no território do Arizona. Depois de uma longa perseguição, Bull Harper -xerife da pequena localidade de Oak Crek- acaba por capturar o fora-da-lei Comanche Todd, assassino dos seus três irmãos.
Temendo um ataque dos Apaches, Harper e o seu prisioneiro juntam-se a uma caravana de pioneiros que se dirige para a cidade de Tucson. A brutalidade com a qual o xerife trata o detido, acaba por dividir os viajantes. Jenny e Benny Putman tomam partido pelo acorrentado Todd e exigem do agressivo xerife que lhe seja permitido nutri-lo, já que o prisioneiro está privado de alimentos há três dias. Mas só forçado é que Bull Harper cede a esse pedido humanitário.
Aproveitando um momento de distracção do seu algoz e dos membros da caravana, Todd (que se encontra parcialmente acorrentado à roda de um carroção) apodera-se de um machado e lança-o ao peito do xerife, matando-o.
A caravana prossegue o seu caminho. Mas, durante uma cálida noite, seis jovens ausentam-se sorrateiramente do acampamento para irem mergulhar nas águas frescas de uma torrente das proximidades. Ao regressarem desse seu furtivo banho nocturno, os jovens verificam, horrorizados, que todos os seus companheiros e familiares haviam sido massacrados pelos Apaches. Todos, salvo Comanche Todd, que jaz no fundo de uma ravina atado aos destroços de um carroção.
Depois de um breve conciliábulo, os sobreviventes acabam por reconhecer que só Todd (que vivera muitos anos entre os pele-vermelhas) os poderá salvar da situação desesperada em que se encontram.
Com alguma sorte, mas também graças aos conhecimentos de Todd, todos os jovens acabam por sair ilesos da aventura. Mas, o ex-prisioneiro do falecido xerife de Oak Creek é recapturado, desta vez pela autoridade militar, que o submete ao julgamento do general Howard, um homem severo, mas justo. Todd vai revelar ao tribunal as razões da sua sanha contra os irmãos Harper, os violadores da sua defunta mulher comanche e os assassinos de toda a sua família : da esposa e dos dois filhos menores do casal.
Instado por Jenny Putman (apaixonada pelo detido), o general Howard, presidente do tribunal, acaba por tomar em consideração as vidas salvas por Todd, além de lhe reconhecer alguma legitimidade para matar os irmãos Harper. Absolvido, o réu é devolvido à liberdade; e parte com Jenny e Billy (que exultam !) fundar uma nova família.

O MEU COMENTÁRIO
Richard Widmark considerava «A Última Caravana» como um dos melhores westerns da sua carreira e disse dele (numa entrevista concedida, em 1968, à revista francesa «Positif») que era «um bom filme, simples e emocionante».
Rodada inteiramente em exteriores no Arizona, a fita «A Última Caravana» é também considerada por muitos historiadores do cinema e por muitos críticos, como «a mais acabada, a mais atraente e aquela que melhor caracteriza a arte da paisagem e a técnica da dramatologia de Delmer Daves».
André Moreau, redactor da revista «Télérama» (outra publicação francesa), sublinhou a qualidade do retrato psicológico das personagens deste filme e a importância que Daves concedeu ao quadro natural, à paisagem. Elementos que, segundo este crítico, haviam transformado aquele que deveria ser apenas «mais um banal western», num filme sensível e belo. No qual se fez, acrescento eu, o processo do racismo (essa chaga aberta da sociedade norte-americana) e a apologia da coragem.
Note-se a presença no elenco deste filme, além do supracitado Richard Widmark (um actor com pergaminhos no género western), da excelente actriz Felicia Farr, uma senhora que, no mesmo ano de 1956, já trabalhara com Delmer Daves na rodagem de ««Jubal» (outra fita ambientada no Faroeste) e haveria de participar no ano seguinte, sempre sob a orientação do referido cineasta, na magnífica película «O Comboio das 3 e 10», que é, na minha modesta opinião, a obra-prima do realizador e um dos melhores westerns jamais produzidos por Hollywood.

(M.M.S.)


Cartaz belga de promoção desta fita


Comanche Todd (Richard Widmark, à direita na imagem) é o sofrido herói desta história 'mise'en-scène' por Delmer Daves, um dos mestres do cinema western


Cartaz francês


O xerife Bull Harper (o actor George Mathews, à direita) brutaliza o seu prisioneiro Comanche Todd (Richard Widmark)


Cartaz espanhol


Jenny Putman (Felicia Farr) e o seu jovem irmão Billy (Tommy Rettig), levantam-se contra o tratamento desumano infligido a Todd


Cartaz alemão


Amarrado à roda de um carroção, Todd (Richard Widmark) é alimentado pelo jovem Billy Putman (Tommy Rettig)


Capa do DVD editado nos E. U. A.


O xerife Harper (George Mathews) dá, a contragosto, de beber a Todd (Widmark)


Mais um cartaz original da fita «A Última Caravana»


Depois do ataque mortífero dos Apaches (ao qual ele próprio sobreviveu), Comanche Todd assume o papel de protector dos jovens pioneiros


«A Última Carroça» é o título brasileiro deste clássico do cinema western



No final feliz de «A Última Caravana», Jenny Putman (Felicia Farr, em primeiro plano) é a mulher que promete uma vida nova ao corajoso e abnegado Todd

Sem comentários: