domingo, 11 de março de 2012

OS FILMES DA MINHA VIDA (97)


«FRONTEIRAS HUMANAS»

FICHA TÉCNICA
Título original : «Untamed Frontier»
Origem : E . U. A.
Género : Western
Realização : Hugo Fregonese
Ano de estreia : 1952
Guião : Gerald D. Adams, John Bagni e Gwen Bagni
Fotografia (c) : Charles P. Boyle
Música : Hans J. Salter
Montagem : Virgil Vogel
Produção : Leonard Goldstein
Distribuição : Universal International
Duração : 75 minutos

FICHA ARTÍSTICA
Joseph Cotten ………………………………………………….. Kirk Denbow
Shelley Winters ……………………………………………….. Jane Stevens
Scott Brady ………………………………………………………. Glenn Denbow
Suzan Ball ………………………………………………………….. Lottie
Minor Watson ……………………………………………………. Matt Denbow
Katherine Emery ……………………………………………….. Camilla Denbow
José Torvay ……………………………………………………….. Bandera
Douglas Spencer ……………………………………………….. Clayton Vance
John Alexander …………………………………………………. Max Wickersham
Lee Van Cleef ……………………………………………………... Dave Chittun
Fess Parker …………………………………………………………. Clem
Richard Garland …………………………………………………. Charlie Fentress

SINOPSE
Texas, fins do século XX. A família Denbow, proprietária de um vastíssimo rancho inteiramente consagrado à criação de gado, impede o acesso às terras livres que o governo federal colocara à disposição dos colonos provenientes do leste dos Estados Unidos. Apesar de uma virulenta campanha jornalística que acusa os Denbow de se apoderarem indevidamente das terras públicas, o patriarca Matt Denbow –apoiado pelo seu filho Glenn e pelo seu sobrinho Kirk- mantém-se intransigente : nenhum imigrante violará as fronteiras da sua propriedade, para se ir instalar num território do qual ele deseja conservar o exclusivo usofruto.
Glenn Denbow mata um homem desarmado e, para poder mais facilmente escapar à acção da justiça, desposa a única testemunha do crime : Jane, uma modesta empregada de restaurante. Esta é uma moça fascinada pelo porte garboso de Glenn, mas que ignora que o seu casamento com o herdeiro dos poderosos Denbow serve apenas para o salvar da forca; já que as leis do estado do Texas impedem que a esposa de um acusado se apresente num tribunal para testemunhar num processo que envolva o seu próprio marido.
Apesar de humilde, Jane é, no entanto, uma mulher inteligente e que, face à sua nova família, acaba por provar a sua generosidade e a sua extraordinária força de carácter. Instalada na rica mansão dos Denbow, Jane vai confrontar os seus pontos de vista com o egoísmo e a irascibilidade de seu sogro, no que respeita o direito de passagem dos colonos para as terras livres. E vai rapidamente, também, repudiar o seu marido.
Após uma zanga violenta com o seu progenitor, Glenn abandona o lar e vai passar a viver na cidade com Lottie (uma aventureira sem escrúpulos) e a acompanhar com o duvidoso Dave Chittun. São estes que arquitectam o projecto de roubar gado aos Denbow para o vender no México. Plano tenebroso ao qual o reticente Glenn acaba por aderir, mercê da chantagem exercida pelos seus novos amigos. Mas a ladroeira é descoberta e o herdeiro dos Denbow é abatido com um tiro nas costas disparado por Chittun; que é, por sua vez, alvejado e morto por Kirk Denbow.
Entretanto, a situação conflituosa com os imigrantes chegara ao seu clímax. O ponto de passagem que permite o acesso às terras livres foi vedado com arame farpado e está guardado por dezenas de vaqueiros armados até aos dentes. Mas os colonos são agora várias centenas e estão a ser liderados por gente corajosa e ciente dos seus direitos. A passagem é forçada e, na troca de tiros que se segue, o velho Denbow é mortalmente baleado. O seu sobrinho Kirk deixa-o morrer em paz, ocultando-lhe o passamento do seu próprio filho. Sob o olhar agradecido (e, quiçá, já amoroso de Jane) o sobrinho do falecido rancheiro manda retirar os vaqueiros e abater as barreiras de arame farpado, para facilitar a passagem dos colonos…

O MEU COMENTÁRIO
Bonito western de Hugo Fregonese. Este cavalheiro, nascido na Argentina, exerceu no seu país natal várias profissões (entre as quais a de criador de gado, função que, naturalmente, o predestinava a rodar fitas de cowboys), antes que a sua paixão pela chamada 7ª Arte falase mais alto e o conduzisse às escolas de cinema, onde ele aprendeu as técnicas da realização de filmes. Fregonese trabalhou em vários países das Américas e da Europa. No Velho Continente, mais precisamente na Alemanha, até chegou a realizar (em 1964) um western da famosa série 'Old Shatterhand', inspirada na obra literária de Karl May
Os títulos de glória deste cineasta, sobretudo em matéria de westerns, obteve-os Fregonese com a realização do filme aqui em causa, com «A Revolta dos Apaches» (1951) e com a fita «A Ferro e Fogo» (1954), que é, na realidade, a evocação de um episódio verídico da Guerra Civil e cuja acção até se desenrola na frente de leste, junto à fronteira do Canadá.
Não posso deixar de referir outra película da filmografia de Hugo Fregonese, que se aparenta ao meu género de cinema preferido. Trata-se de «Pampa Salvaje», realizada em 1965 e cujo entrecho nos conduz à Argentina do século XIX, 'época heróica' do povoamento dos grandes espaços interiores dessa nação sul-americana.
«Fronteiras Humanas» aborda a situação conflituosa vivida -no último quartel do século XIX- entre os poderosos ganadeiros do Oeste (ávidos de espaço e de pastagens) e os pobres imigrantes de origem europeia, que ambicionavam realizar nalguns parcos acres de terra arável a sua parte do sonho americano. Essa situação esteve, como se sabe, na origem de conflitos encarniçados, que provocaram muitas centenas de mortos. Geralmente entre os mais fracos. O tema é, pois corriqueiro; mas Fregonese soube abordá-lo de maneira inteligente, com a ajuda de um naipe de profissionais competentes, de entre os quais destaco o notável actor Joseph Cotten. Cotten, que foi um dos inesquecíveis intérpretes do soberbo «Duelo ao Sol», filme onde ele encarnou uma personagem com algumas afinidades com a de Kirk Denbow.
Notem-se, igualmente, as boas prestações interpretativas de Shelley Winters, de Minor Watson (no papel do inflexível rancheiro Matt Denbow) e de Scott Brady. Este último actor -falecido em 16 de Abril de 1985- foi uma figura importante do cinema western e ficará eternamente na memória dos cinéfilos, graças ao seu papel de Dancing Kid, na fita «Johnny Guitar» (Nicholas Ray, 1954).
(M.M.S.)


O realizador argentibo Hugo Fregonese é o autor de vários westerns de boa factura. «A Revolta dos Apaches» («Apache Drums»), estreado em 1951, é, muito provavelmente, o melhor de todos eles


Cartaz belga


Glenn Denbow (Scott Brady) e Jane Stevens (Shelley Winters) numa cena de amor/ódio


Cartaz australiano


Dave Chittun (Lee Van Cleef) e Kirk Denbow (Joseph Cotten) : preliminares de um afrontamento letal


O DVD contendo cópia de «Fronteiras Humanas será lançado, em França, no próximo dia 20 de Março


'lobby card' (de origem alemã) : Kirk Denbow (Cotten) dirige o grupo de vaqueiros de seu tio, que vai tentar opor-se à passagem dos indesejados imigrantes


Cartaz francês


Kirk Denbow (Joseph Cotten) e Jane Stevens (Shelley Winters) foram feitos para se entender e para amar-se


Outro cartaz original

Sem comentários: