sábado, 14 de abril de 2012

OS FILMES DA MINHA VIDA (104)


«A ÚLTIMA AVANÇADA»

FICHA TÉCNICA
Título original : «War Arrow»
Origem : E . U. A.
Género : Western
Realização : George Sherman
Ano de estreia : 1953
Guião : John Michael Hayes
Fotografia (c) : William Daniels
Música : Joseph Gershenson
Montagem : Frank Gross
Produção : John W. Rogers
Distribuição : Universal Internation
Duração : 78 minutos

FICHA ARTÍSTICA
Maureen O’Hara ………………………………………….. Elaine Corwin
Jeff Chandler ………………………………………………. major Howell Brady
Suzan Ball ………………………………………………………. Aviz
John McIntire ………………………………………………. coronel Jackson Meade
Noah Beery Jr ………………………………………………. sargento Augustus Wilks
Charles Drake …………………………………………….. sargento Luke Schermerhorn
Henry Brandon ………………………………………………. Maygro
Dennis Weaver ……………………………………….……… Pino
Jay Silverheels ……………………………………….. Satanta
James Bannon ……………………………………………….. capitão Roger Corwin

SINOPSE
Forte Clark foi erigido numa região isolada do Novo México reivindicada pelas tribos Kiowas do belicoso chefe Satanta. Mas, a sua guarnição, que se encontra sob o comando do coronel Meade, tem-se mostrado ineficaz para travar a onda de violência que por ali se abate sobre os colonos brancos e, até, sobre as patrulhas da cavalaria dos Estados Unidos.
Para tentar solucionar o problema, o major Howell Brady é destacado para o forte. A missão que lhe é confiada pelo Estado-Maior do exército consiste em convencer os índios Seminolas (outrora desterrados da Flórida para uma reserva local) para que estes aceitem participar da luta contra os seus indómitos irmãos de raça. Tarefa que estes acabam por admitir fazer, em troca de um tratamento mais humano por parte das autoridades de tutela.
Mas o coronel Meade -que é um oficial altivo e ciumento- tudo faz para dificultar a tarefa do seu subordinado; para desencorajar o major Brady, que, entretanto, se apaixonara por Elaine Corwin, mulher de um colega desaparecido no decorrer de um combate contra os pele-vermelhas.
Aquando de uma acção de polícia, Brady e os seus auxiliares seminolas capturam um guerreiro kiowa, que lhes confessa que o desaparecido capitão Corwin (um ex-oficial confederado recrutado pelo exército ianque, depois do fim da Guerra Civil) é, afinal, aliado e cúmplice de Satanta e que, ambos, preparam um fulminante ataque contra os militares da União aquartelados em Forte Clark.
O céptico coronel Meade só muda de atitude quando os índios investem a fortaleza e ali causam elevadas baixas, antes de serem, finalmente, rechaçados pelas forças comandadas pelo seu subalterno.
O traidor Corwin é abatido durante esse renhido combate, assim como Satanta, seu aliado de conveniência. E o coronel Meade confessa publicamente os seus erros, enquanto o heróico major Howell Brady e a viúva do renegado vão poder, desde logo, amar-se sem restrições.

O MEU COMENTÁRIO
Filme pouco ambicioso (coisa habitual nesta categoria de produção) sobre o dramático conflito entre brancos e ameríndios; que o guionista reduz aqui a alguns afrontamentos armados entre s tropas de cavalaria do exército dos Estados Unidos (e seus improváveis aliados Seminolas) e os guerreiros da nação Kiowa, «A Última Avançada» acabou por tornar-se num espectáculo meramente recreativo. E corriqueiramente hollywoodesco, já que nunca nele se vislumbra uma ponta de verdade histórica. Refiro que, destinado a um público mais ou menos ignorante e desinteressado do seu próprio percurso através do tempo, este género de filmes apenas se limitava a cumprir a sua missão comercial de lotar os cinemas de bairro.
Assim, completamente livre e despreocupado, George Sherman acabou por realizar mais um western de série B, em tudo semelhante àqueles (a maioria deles) que se inscrevem na sua abundante filmografia do género. «A Última Avançada» também nada trouxe de excepcional às carreiras dos seus actores principais : a ruiva Maureen O’Hara e Jeff Chandler, o galã dos cabelos grisalhos. Refiro, a propósito de um outro dos nomes do elenco desta fita, que Dennis Weaver (que aqui interpreta o modesto papel de Pino, um guerreiro seminola) se tornaria famoso em 1971, quando, nesse ano, sob a orientação de Steven Spielberg, deu corpo e voz àquela figura do automobilista perseguido por um gigantesco camião em «Um Assassino Pelas Costas» (t.o. : «Duel»).

(M.M.S.)


Cartaz espanhol


Capa do DVD -com cópia desta fita de George Sherman- destinado aos países francófonos da Europa


Forte Clark, um posto avançado do exército dos Estados Unidos, está implantado no território hostil dos índios Kiowas


Outro cartaz de origem norte-americana


Cartaz francês


O major Brady (Jeff Chandler) na companhia dos seus auxiliares seminolas


Este maltratado cartaz foi editado na Argentina; país onde o filme se intitula «Palabra Cumplida»


Da esquerda para a direita : John McIntire (no papel do coronel Meade), Maureen O'Hara (encarnando a personagem de Elaine Corwin) e Jeff Chandler (protagonizando a figura do major Howell Brady)


Cartaz alemão


A bonita Suzan Ball (no papel de Aviz) conversa com o major Howell Brady (Jeff Chandler). De notar que estes dois comediantes já se haviam encontrado nos 'plateaux' das fitas de aventuras exóticas «Yankee Buccaneer» (1952) e «East of Sumatra» (1953)


Curiosidade - a edição DVD do filme em apreço é aqui apresentada numa caixa quádrupla, em conjunto com outros conhecidos westerns da mesma época. Esta promoção presta homenagem a quatro carismáticos actores westernianos, a saber : Randolph Scott, Alan Ladd, Audie Murphy e Jeff Chandler


«Il Maggiore Brady» é o título desta película em Itália

Sem comentários: