terça-feira, 24 de abril de 2012

OS FILMES DA MINHA VIDA (107)


«MISSÃO SECRETA»

FICHA TÉCNICA
Título original : «Springfield Rifle»
Origem : E. U. A.
Género : Western
Realização : André De Toth
Ano de estreia : 1952
Guião : Charles Marquis Warren e Frank Davis
Fotografia (c) : Edwin DuPar
Música : Max Steiner
Montagem : Robert L. Swanson
Produção : Louis F. Edelman
Distribuição : Warner Bros.
Duração : 93 minutos

FICHA ARTÍSTICA
Gary Cooper ………………………………………… major Lex Kearney
Phyllis Thaxter …………………………………… Erin Kearney
David Brian …………………………………..….….. Austin McCool
Paul Kelly ………………………………………………. tenente-coronel Hudson
Philip Carey ………………………………………….. capitão Tennick
Lon Chaney Jr. …………………………………….. Pete Elm
James Millican …………………………………..… Matthew Quint
Martin Milner ……………………………………….. Olie Larsen
Guinn ‘Big Boy’ Williams ………………………. sargentoSnow
Alan Hale Jr. …………………………………………. Mizzell
Wilton Graf ……………………………………………. coronel Sharp
Fess Parker ……………………………………………. Jim Randolph

SINOPSE
Está-se em 1864 no território do Colorado. Os cavalos comprados pelos serviços de intendência nortista para equiparem o exército federal são sistematicamente roubados por audaciosos quadrilheiros, que, de toda evidência, se colocaram ao serviço da causa dos Confederados.
Um oficial da guarnição do forte Hedley -o major Lex Kearney- acusado de negligência e de falta de combatividade perante a acção dos ladrões de cavalos que assolam a região, é julgado por um tribunal de guerra e expulso da instituição militar. Com grande desgosto da sua família, que não compreende as razões da sua súbita cobardia.
Pouco depois, o desocupado Lex Kearney acaba por ser aliciado pelos gatunos e por integrar as fileiras dos inimigos da União. E descobre, surpreendido, que o mentor dos roubos cometidos pelos simpatizantes sulistas é um dos seus antigos superiores hierárquicos, o próprio comandante da guarnição do forte Hedley.
Kearney, que é, afinal, um agente dos novos serviços de informação militar, consegue desmascarar o traidor e os seus cúmplices e vencer –no decorrer de uma encarniçada batalha- o numeroso grupo de bandoleiros que, mais por dinheiro do que por razões de natureza ideológica, serve a causa do inimigo. Para compensar a sua patenteada inferioridade numérica, o major Lex vai socorrer-se das modernas espingardas Springfield (de carregamento pela culatra), que, a breve termo, equiparão os exércitos da União, ajudando-os a vencer as tropas às ordens do general Lee.
Depois do sucesso essa operação, o nome do major Kearny é reabilitado e o oficial é louvado pela sua acção heróica. Para grande orgulho da sua família e muito especialmente de seu filho, um adolescente que suportara muito mal a notícia da sua pretensa expulsão do exército.

O MEU COMENTÁRIO
Foi com base num livro de Sloan Nibley, que Charles Marquis Warren e Frank Davis se lançaram na escrita do roteiro de «Missão Secreta», que conta um episódio marginal (e romanceado) da guerra de Secessão.
Gary Cooper representa neste filme (cuja acção decorre no espaço grandioso das montanhas Rochosas), o papel de um major do exército da União que se infiltra nas fileiras do inimigo para descobrir e denunciar o mentor de alguns espectaculares roubos de equídeos, que desfalcam os efectivos dos federais para integrar os regimentos de cavalaria sulista. Na protagonização da figura do major Lex Kearney, Cooper está como peixe na água, já que o western sempre foi um dos géneros cinematográficos da sua predilecção. A película que, na sua filmografia, precede esta modesta obra de De Toth, é, aliás, «O Comboio Apitou Três Vezes», obra emblemática que lhe valeu -em 1953- um segundo ‘Óscar’ de interpretação, mais brilho e um novo impulso à sua já longa carreira.
Embora o papel da espingarda Springfield (uma arma de tiro rápido, que substituiu -no exército federal- a velha escopeta de carregar pela boca) tenha sido determinante no final desta história, parece-me que o título original da fita lhe concede uma importância e um protagonismo exagerados. Nesse aspecto, o título português («Missão Secreta») corresponde melhor à essência da obra fílmica, que dá maior relevo aos primeiros passos dos serviços militares de espionagem. Embora, a verdade seja dita, sem bases históricas verdadeiramente dignas de crédito.
Note-se, no elenco artístico desta fita, a presença de Lon Chaney Jr. (filho daquele extraordinário actor ao qual os norte-americanos chamaram ‘the man of a thousand faces’), que já havia participado, ao lado de Gary Cooper, na acima referida e premiada fita «O Comboio Apitou Três Vezes» e que tem na sua carreira inúmeros outros westerns. E, ainda, a presença de Fess Parker, que haveria de granjear uma enorme popularidade (sobretudo entre o público jovem), pelo facto de ter sido escolhido pelos estúdios de Walt Disney para dar corpo e voz ao famoso Davy Crockett numa série de filmes e de episódios da TV.

(M.M.S.)

Cartaz espanhol

Acusado de cobardia, o major Kearney é encarcerado; antes de se submeter à vergonhosa prova da expulsão do exército

Cartaz alemão

Na sua condição de civil, mas com experiência militar adquirida no campo inimigo, Lex Kearney (Gary Cooper) é aliciado pelos simpatizantes da Confederação sulista

Cartaz italiano

Falso traidor, Lex cogita planos para neutralizar a acção do adversário e para readquirir a dignidade perdida

Cartaz promocional usado na extinta República Federativa da Jugoslávia; país presidido, então, pelo marechal Tito, um apreciador (tal como o francês Charles de Gaulle e outros eminentes chefes de estado) de bons westerns. Ao que se disse e escreveu, parece que este género de fitas tinha o condão de os relaxar, de os alhear, momentaneamente, da pressão causada pelas suas responsabilidades governativas...

Cartaz belga

Envergando, de novo, a farda azul do exército federal, o major Lex Kearney (Gary Cooper, ao centro) prepara-se para castigar os inimigos da União

Outro cartaz usado em Espanha para publicitar o filme

Recuperada a honra, o major Lex pode juntar-se à família, que, ignorando a natureza da sua missão, muito havia sofrido

Mais um cartaz norte-americano

Sem comentários: