domingo, 27 de maio de 2012

DUAS FITAS HÁ MUITO DESEJADAS

Esta semana que passou reservou-me duas agradáveis supresas, ao proporcionar-me a aquisição de dois DVD's com cópias de filmes que eu há muito tempo procurava. O primeiro desses filmes intitula-se «NORMANDIE-NIÉMEN» e conta-nos, com algum rigor, a odisseia de um grupo de aviadores franceses que, nos anos 40 do século passado sairam clandestinamente do seu país para irem combater -nos céus da União Soviética- a aviação militar hitleriana; contra as quais esses pilotos de caça alcançaram cerca de 200 brilhantes vitórias em combate aéreo. Lembro-me de ter visto esta película na TV francesa há mais de 30 anos (creio que no quadro de uma excelente emissão chamada 'Les Dossiers de l'Écran') e de ter procurado adquiri-la (sem sucesso) logo que surgiu a possibilidade, para os particulares, de coleccionar cópias (VHS) dos seus filmes preferidos. Com essa intenção (sempre gorada) cheguei até a dirigir-me ao museu consagrado à esquadrilha 'Normandie-Niémen' que funciona na pequena cidade normanda de Les Andelys... Estou, pois, muito contente de ter visto, de novo, esse clássico do filme de aviação, que a editora Gaumont (ligada à produtora do mesmo nome) nos oferece agora numa cópia perfeitamente restaurada

O segundo filme que agora me chegou às mãos (e que eu nunca vira, mas que procurava ardentemente por ser um admirador incondicional de Pietro Germi, o seu realizador) é «SEDUZIDA E ABANDONADA» («Sedotta e Abbandonata»), uma saborosa tragicomédia italiana, com acção centrada na Sicília de meados do século passado. Trata-se de uma história de costumes, cuja personagem central é a jovem Agnese (Stefania Sandrelli), 'desonrada' por Peppino (Aldo Puglisi), seu futuro cunhado. Que é, como mandava o código de honra local, intimado a interromper o seu noivado com a mana de Agnese e a desposar a donzela ofendida pelo patriarca Vincenzo Ascalone (Saro Urzi), o pai das duas moças. Adorei este filme, que se inscreve, pelo tom, na linha do inesquecível «Divórcio à Italiana» e de outras famosas fitas italianas da época

Sem comentários: