quarta-feira, 24 de abril de 2013

AS MINHAS CANÇÕES PREFERIDAS : «TODAVIA SOU PASTOR»


TODAVIA SOU PASTOR
 
No sonho se mede o encanto
que me dá esta alegria
a saudade só me chama
quando a noite se faz dia

As estrelas já eu sei
que são luzes pequeninas
como os ciganos que cantam
dia e noite as suas sinas

Tenho o nome de uma pedra
sou cascalho e vivo só
passei toda a mocidade
em casa de minha avó
tinha fruta no quintal
duas videiras verdosas
um eucalipto crescido
ao pé de um vaso de rosas

Bebi água em muitas fontes
e vi estrelas lá no céu
todavia sou pastor
dum gado que não é meu

Sonhei guitarras e guizos
ouvi poetas nas vendas
cantando a vida dos pobres
com os seus vícios e lendas

Comi uvas, bebi vinho
vi lagartos e lebrões
andei com velhos malteses
assassinos e ladrões

Dormi a sesta nos montes
levei porcos ao Barreiro
andei nas feiras guardando
o meu gado o ano inteiro

Lá nas moitas aprendi
a ser aquilo que sou
um camponês que não pensa
nas coisas que já pensou

Da macela faço o chá
e da esteva faço a cama
a hortelã tira o sarro
aos frutos verdes sem rama

Agarro a névoa aqui perto
nas margens de uma ribeira
é na saudade que sinto
que mato a minha canseira


Montei cavalos de Alter
vi galgos de Montemor
saltei valados e rios
e compuz versos de amor

É na lonjura que eu gozo
o vento que vem do céu
todavia eu sou pastor
de um gado que não é meu


(Este poema é, ao que julgo saber, de Antunes da Silva e a música e interpretação são de Paco Bandeira)

Sem comentários: