quarta-feira, 7 de agosto de 2013

ÁFRICA COM ARTE E ENGENHO

Toda a gente conhece as dificuldades por que passam as populações africanas. Não estou, obviamente, a referir-me àquele punhado de privilegiados que invadem as capitais europeias (inclusivamente Lisboa) e aí gastam diariamente, em compras nas lojas de luxo, somas que correspondem a muitos anos de duro labor para a generalidade dos seus compatriotas. Compatriotas que morrem de fome em bairros de lata desprovidos de um mínimo de condições : sem água canalizada, sem electricidade, sem saneamento básico, sem serviços de saúde dignos ou de apoio à infância, etc, etc. A África passa miséria por muitas e diversas razões. Que têm muitas vezes a ver com a corrupção dos políticos locais, mas também por causas a que os países ricos não são alheios. Porque o neocolonialismo existe e prospera à custa de relações bilaterais injustas para os africanos. Apesar disso, os homens, mulheres e crianças do Continente Negro guardam intacta a sua criatividade e surpreendem-nos. As imagens que aqui deixo são prova disso. E não me provocam chacota ou qualquer outro sentimento negativo. Apenas me fazem sorrir, porque me espantam !!! Até porque eu recordo-me muito bem, que, nos tempos da minha meninice (durante os anos da execrável ditadura salazarista), também eu e os meus companheiros construíamos os nossos próprios brinquedos. Com arames, com latas e com tábuas.

Sem comentários: