terça-feira, 10 de setembro de 2013

FILATELIA, VECTOR DE CONHECIMENTOS

Os selos de correio são colecionados por muitos milhões de pessoas de todos os países do mundo. Apenas uma minoria de entre elas vê nessas estampilhas o seu valor monetário; que aumenta (por vezes exponencialmente) em função da sua raridade. Mas não só. Mas isso é o negócio (de milhões de dólares) de uma minoria de pessoas que se apaixonam pela filatelia. Os outros, que constituem a esmagadora  maioria, não veem nos selos uma oportunidade de fazer dinheiro, mas -isso sim- uma maneira de ocupar utilmente os seus tempos livres e de tirar prazer desses minúsculos pedaços de papel, que transmitem conhecimentos, que transmitem cultura. Quantas vezes eu, que não sou colecionador, me deparei com figuras e com factos históricos que não conhecia e que me foram mostradas e comunicados através dos selos postais... Enfim, isto para dizer o óbvio : a filatelia é um entretenimento apaixonante com a qual se aprende sempre, todos os dias, algo de novo. A série de selos que aqui vos apresento, e que justifica todo este palavreado, foi emitida pela administração postal da ex-U.R.S.S. e mostra 5 camiões produzidos (já lá vão umas boas décadas) pela indústria soviética. São 5 engenhos cuja principal característica técnica era a robustez; para que pudessem circular numa rede viária imensa e nem sempre equiparada, em qualidade, às estradas dos países da Europa capitalista. Estes veículos, que praticamente ninguém conhece no mundo ocidental, foram, no seu tempo, exportados para as nações do chamado bloco comunista europeu e para os aliados da URSS através do mundo, com especial incidência para a China, para a Mongólia e para o Vietnam. Da esquerda para a direita e de cima para baixo, podemos admirar os possantes URAL-375B (de 1964), o GAZ-53A (de 1965), o KrAZ-256B (de 1966), o MAZ-515B (de 1974) e o ZIL-133 G.IA (de 1979). ///// Clicar na imagem para a ampliar.

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