sexta-feira, 20 de setembro de 2013

SAUDADES DA NORMANDIA...

Vivi quatro longas décadas na Alta Normandia e, confesso, tenho saudades dessa terra ímpar, que foi tão generosa para mim. Não porque tivesse feito de mim um homem rico, mas porque me abriu novos e inesperados horizontes e me proporcionou uma vivência e uma abertura de espírito que eu, em Portugal -meu país de nascimento- nunca teria tido. Conheço, praticamente, todos os recantos da Alta Normandia e sempre tive uma particular apetência pelo seu extraordinário litoral; pelo qual me passeei, desde Le Tréport, ao norte, na fronteira com a Picardia, até ao Havre, um dos maiores portos da Europa, que se situa na foz do rio Sena. Aprecio todas as localidades desse litoral, tão bonito e que se distingue pelas suas altaneiras falésias de calcário (idênticas às que se podem admirar nas costas de Inglaterra, do outro lado do canal da Mancha) e pelas suas originais praias de 'galets'. Mas há uma cidadezinha pela qual nutro uma particular afeição : Étretat. Aqui deixo duas fotografias da referida localidade normanda, que é conhecida pelas suas belíssimas falésias furadas pela erosão de ventos e marés. E uma outra mostrando uma bandeja de 'frutos do mar', que é uma das especialidades gastronómicas desta região abençoada pelos deuses.

Sem comentários: