quarta-feira, 16 de outubro de 2013

RECORDAÇÕES (6)

Ainda me recordo, como se fosse ontem, do Grande Salão Recreio do Povo, tal como a imagem o documenta. Esta sala de espectáculos era, quando eu tinha os meus 14/15 anitos, a maior da cidade de Setúbal. Só a conheci enquanto sala de cinema. Um desses lugares que eu frequentava com uma certa assiduidade, já que ver filmes era -nos anos 50 do passado século- a par da leitura, o meu passatempo preferido. Apesar de ter frequentado bastas vezes este 'salão', já não tenho, confesso, uma noção exacta de como era a sua arquitectura interior, nem me recordo, tampouco, de ali ter visto algum filme verdadeiramente importante. Mas, curiosamente, lembro-me do derradeiro a que assisti no Grande Salão -situado mais ou menos a meio da bonita avenida Luísa Todi, do lado do Sado- apesar da película em questão, um colorido filme de aventuras africanas, se ter revelado uma chachada intragável. Intitulava-se, a dita fita, «Os Mistérios da Tribo Massai», da qual nem na Internet encontro traços. Enfim, recordações à volta de uma velha fotografia, que ainda por cá ficará a amarelecer por muito tempo, depois do escriba de serviço já ter passado à história. À história com 'h' pequeno, obviamente. Aquela que só deixa recordações, de curta duração, a familiares e amigos próximos. Mas, confesso que isso não me preocupa minimamente. Porque nunca aspirei ganhar a eternidade.

Sem comentários: