segunda-feira, 5 de maio de 2014

ASSIM VAI O MUNDO...

Enquanto o povo deste país geme sob o fardo das dificuldade de vária ordem, mas sobretudo por causa dos apertos causados pelos cortes brutais de salários e de pensões, os (des)governantes que temos vão ver as suas reformas aumentadas por efeito da substituição da contribuição extraordinária de solidariedade. Assim, segundo a imprensa de há 3 dias (e estou a citar muito especialmente o «Jornal de Notícias»), o presidente da República vai ver este ano a sua reforma acrescentada de 2 200 euros. E (outro exemplo) a senhora Assunção Esteves, que preside à câmara de deputados, vai encaixar mais 854 euros. Que dizer disto, considerando o estado de miséria de grande número de Portugueses ? -Que é um escândalo, naturalmente. Espero que seja desta vez que o PR equilibre as suas finanças, pois como é sabido e tal como ele próprio confessou, o que ganhava (mais de 10 000 euros mensais) mal lhe dava para pagar as despesas... Outra coisa : referem os media que, todos os meses, restam uns 7 500 empregos por preencher, sobretudo na agricultura. Empregos que, neste país sem trabalho, ninguém quer. Li, também nos jornais, que nos campos do Alentejo trabalham várias centenas de vietnamitas e muitas outras pessoas oriundas de países exóticos. E eu cá tive uma ideia, que, gratuitamente, ponho ao dispor dos patrões dessa gente vinda da estranja. E se pagassem aos alentejanos e aos outros portugueses por esses trabalhos, salários correctos e lhes oferecessem condições dignas para os executarem ? -Se calhar até havia mais candidatos aos empregos propostos; pois cheira-me que os nossos compatriotas não recusam o trabalho pela sua dureza. O que eles não querem é trabalhar pelo salário que se paga aos asiáticos.

A violência na fronteira russo-ucraniana está a tomar contornos perigosos para a paz na Europa. Em parte, porque os países ocidentais que promoveram a queda do presidente ucraniano -legalmente eleito- e o deixaram substituir por um bando de neo-nazis (como é fácil comprovar), se comprazem a atirar achas para a fogueira. Quero fazer uma pergunda : se num país como o nosso, o povo descontente com Passos Coelho e com Portas os escorraçasse violentamente, na sequência de manifestações contra a sua política anti-popular, e colocasse no poder um grupo de pessoas duvidosas e sem a mínima legitimidade (inclusivé moral), que fariam a Alemanha e os Estados Unidos ? Consentiriam eles o regabofe generalizado ? -Eu cá tenho as minhas dúvidas quanto a isso. E acho que a atitude dessas grandes potências deveria ser, no caso particular da Ucrânia, mais apaziguador. Porque as provocações à Russia e a aparente vontade de a isolar internacionalmente não preconiza nada de bom. Absolutamente para ninguém. A hora é de concertação, não de confrontos e de discursos belicistas.

Assisti (pela televisão) à final da Liga Europeia de Hóquei em Patins. Que foi disputada, ontem, na capital catalã, entre as excelentes equipas do F.C. Barcelona e do F. C. Porto. Diante do entusiasmado público que encheu o Palau Blaugrana, a formação portuguesa partiu sem favoritismo; que recaíu, forçosa e naturalmente, na equipa da casa. Que além do apoio da sua arrasadora claque, também beneficiou da vantagem psicológica de ter vencido o Benfica (detentor do título em disputa) numa das meias-finais e de dispor de um palmarés invejável, sem igual na modalidade. Ainda assim, o F. C. Porto foi à luta sem temor, com muita determinação. Mas acabou por sucumbir (pelo resultado de 3-1) face à maior experiência dos catalães, que, praticamente, se limitaram a fazer barreira aos atrevidos contra-ataques dos 'dragões'. O Barcelona conquistou, pois e como era esperado, o seu vigésimo troféu de campeão europeu, feito que -sem frustrações- se deve saudar e aplaudir. Bravo !

Sem comentários: