sexta-feira, 2 de maio de 2014

MARINHO E PINTO E A AMARGA EXPERIÊNCIA DA EMIGRAÇÃO

Numa entrevista concedida (e publicada em 30 de Abril) a dois profissionais do «Jornal de Notícias», o Dr. Marinho e Pinto -ex-bastonário da Ordem dos Advogados e candidato às eleições europeias pelo MPT - Partido da Terra- falou sobre o drama da emigração. Transcrevo algumas linhas dessa entrevista, com a devida vénia ao supracitado e conceituado diário nortenho : «Sou filho de emigrantes. Os meus pais emigraram para o Brasil, a partir de Leixões, a 10 de Março de 1951. Tinham 26 anos, eu tinha oito meses, cumpridos nesse dia. Da memória que tenho, os meus pais eram patriotas até à medula. Um dia, tinha para aí oito anos, perguntei ao meu pai se gostava tanto de Portugal, porque tinha ido para o Brasil, e ele disse-me : 'em Portugal não há futuro para nós'. Há três anos, a minha filha veio ter comigo e disse-me : 'pai, vou embora. Aqui não há futuro para nós'. E lá foi, com os meus três netos. Foi aí que sofri o grande solavanco da minha vida de adulto. 60 anos depois, a minha filha foi para o estrangeiro pelas mesmas razões que os meus pais. Alguma coisa está errada neste país e eu também sou responsável por isso. Decidi chegar-me à frente. Dizer o que penso, seja populismo, seja o que for».

Sem comentários: