sexta-feira, 30 de maio de 2014

«A SOMBRA DO CAÇADOR»

Na passada terça-feira passei o dia em Lisboa. Cidade onde já não ia há largos meses. Nas minhas deambulações pelas 'Cidade de Ulisses' (cujas ruas íngremes são fatais para as minhas articulações), entrei numa loja da FNAC (passe a publicidade), onde adquiri vários DVD's a preços abordáveis para os meus fracos recursos. Um desses videogramas -pelo qual paguei uns míseros 5 euros- continha uma excelente cópia de «A Sombra do Caçador» («Night of the Hunter»), filme realizado em 1955 por Charles Laughton e que é uma obra que entra, sem favor, no 'top 20' das minhas preferências cinematográficas.  Exultei com a compra de um filme de qualidade; sobretudo porque esse DVD veio substituir na minha colecção uma velha cópia, gravada na TV (francesa) há muitos, muitos anos e que, naturalmente, já não tinha a qualidade desejada. Gosto (e muito) deste filme por variadas razões : primeiramente porque é, incontestavelmente, uma obra-prima da 7ª Arte. Que combina uma história fascinante com uma pureza técnica realmente notável. O que não deixa de ser extraordinário, se pensarmos que «A Sombra do Caçador» foi a primeira e única obra do seu autor. Um artista que se distinguiu, sobretudo, como actor. A fotografia, a preto e branco (de Stanley Cortez), impressiona pelo expressionismo que transmite a este filme, acentuando, como disse o crítico Jean Tulard, o seu «lado simbólico e poético». Depois, também adoro neste filme, o trabalho dos actores. Sobretudo o de Robert Mitchum -que aqui interpreta o papel de um assassino psicopata- e o da veterana Liliane Gish, na encarnação de uma velha senhora, que se assume como anjo protector de um grupo de crianças maltratadas pela vida. Excelente. Mil vezes excelente ! Só por me ter sido dada a oportunidade de comprar este DVD, dou por bem passado o tempo que estive em Lisboa; apesar do sofrimento (suportável) que a subida e descida das suas ruas impõem à gente da minha idade. Idade que já é respeitável...

Sem comentários: