sexta-feira, 20 de junho de 2014

FOTOGRAFIAS COM HISTÓRIA (12)

Esta fotografia -que data de 1910- mostra o cruzador «Sam Gabriel», da Armada Portuguesa. Infelizmente, não se vislumbra a bandeira de popa, de modo que não é possível estabelecer se esta imagem é anterior ou posterior à queda dos Braganças. Este navio era, então, uma das mais poderosas unidades da nossa marinha de guerra. Apesar da sua modernidade, note-se o detalhe curioso (e algo anacrónico) das velas desfraldadas. Este vaso de guerra foi construído em 1897 nos estaleiros Augustin Normand, do Havre (França) e integrou os efectivos da Armada no ano seguinte. Deslocava 1 771 toneladas e media 73,78 metros de comprimento por 10,82 metros de boca. A sua propulsão era assegurada por 1 máquina a vapor desenvolvendo uma potência de 4 000 hp e pelas velas auxiliares que se podem observar nesta velha fotografia. A sua velocidade máxima era de 17,5 nós. Blindado (daí a sua designação de cruzador protegido), este navio estava armado com 16 peças de artilharia de vários calibres, de entre as quais se destacavam 2 canhões de 150 mm e 4 outros de 120 mm. A sua tripulação era constituída por 242 homens, oficiais, sargentos e praças. Os três episódios mais importantes da vida deste cruzador foram os seguintes : entre 1909 e 1910, o «Sam Gabriel» foi o primeiro navio moderno português a realizar uma viagem de circum-navegação; nos dias 4 e 5 de Outubro de 1910, tomou parte activa no golpe militar que depôs a monarquia constitucional e implantou o regime republicano, chegando a bombardear o Terreiro do Paço e o Palácio das Necessidades; em 21 de Outubro de 1911 protagonizou um encalhe na foz do Ave. Recuperado, manteve-se ao serviço até 1924, ano em que foi dado como obsoleto e desactivado. Posteriormente, foi desmantelado. Este navio teve um gémeo, o «Sam Rafael», que se afundou acidentalmente em 1911.

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