domingo, 1 de junho de 2014

O MÁRIO WILSON, DA ACADÉMICA DE COIMBRA

O Mário Wilson -que era natural da antiga cidade de Lourenço Marques, alfobre de tantas glórias do futebol português- jogou em vários clubes, nomeadamente no Sporting Clube de Portugal, onde substituiu Peyroteo, um dos lendários '5 violinos'. Mas eu, confesso,  já não me lembro dele envergando a camisola verde e branca dos leões. Em contrapartida, recordo-me muito bem de o ter visto jogar, na segunda metade dos anos 50, todo de negro vestido, na equipa Académica de Coimbra. Sim, vi-o evoluir várias vezes nos campos (ainda pelados) D. Manuel de Mello e de Santa Bárbara, em disputadíssimos 'matchs' contra o Futebol Clube Barreirense e contra o Grupo Desportivo da CUF. Mário Wilson era um jogador fino (do melhor que havia nos campeonatos nacionais do tempo), que não se distinguia apenas pela qualidade do futebol praticado. Recordo-me que, quando ele cometia uma falta sobre um adversário (o que acontecia raramente), chamado à presença do árbitro para a costumeira admoestação, Mário Wilson se perfilava (diante do juiz da partida) em rígida posição de sentido e de cabeça baixa para ouvir a reprimenda da praxe. E eu, que nessa altura era um miúdo, ficava pasmado e admirativo perante o edificante aprumo do atleta. Atitude que, infelizmente, não fez escola... Hoje, em tempos dominados pela falta de educação e pela arrogância dos ases da bola, seria bom que se meditasse na exemplaridade do 'Grande Capitão' e se lhes seguissem as passadas. Não sei o que é feito do senhor Mário Wilson... Se for vivo, e creio que sim, terá uns 85 anos de idade. E eu vou recordá-lo como um dos melhores jogadores de futebol de sempre deste país. E também como um dos mais correctos que vi em campo.

Sem comentários: