segunda-feira, 29 de setembro de 2014

O FUTEBOL CLUBE BARREIRENSE DE OUTROS TEMPOS


Esta foi a equipa base do Futebol Clube Barreirense, que disputou o Campeonato Nacional de Futebol da 1ª divisão na temporada 1957-1958. Por essa época, eu (que era, então, um miúdo de 12 anos) assistia a todos os jogos disputados no extinto Campo (pelado) D. Manuel de Mello. Onde entrava, acompanhado por um parente ou por um desconhecido, escolhido ao acaso; e que (como todos os cachopos da vila) eu abordava depois de ter proferido a frase ritual : «Eh vizinho, deixe-me entrar consigo». Ninguém recusava o favor, o que bastante regozijava a malta. Mais tarde, fui sócio do clube, até à minha saída prolongada do país. Conhecia todos os atletas da fotografia aqui reproduzida. Alguns deles até muito bem, porque eram meus vizinhos. Belos tempos futebolísticos, onde o amor à camisola se sobrepunha a todos os interesses, inclusivamente os de carácter pecuniário. Talvez fosse por isso, que o futebol era uma festa. Onde a exaltação clubista raramente superava a compostura...

Sem comentários: