terça-feira, 7 de outubro de 2014

A TV QUE TEMOS...

Segundo notícia lida, hoje, num jornal de referência, os três canais generalistas portugueses emitiram -no passado ano- 2 022 horas de telenovelas. O que corresponde a um pouco mais de 84 dias plenos de transmissão. Quer isto dizer, em concreto, que foram impingidos aos 'tugas', e por igual período, mais 650 horas de telenovelas do que no Brasil (o país-rei dessa indústria) e mais 296 horas do que em Espanha. Nestas circunstâncias, pergunto eu : isto não será campanha de estupidificação de massas ? Eu cá, que me seja perdoada a sinceridade, acho que sim ! Sobretudo, quando se sabe que nas nossas TV's não sobra espaço nem tempo para a programação cultural (bom cinema, literatura, história, língua portuguesa, etc, etc) ou para emissões que espevitem a nossa curiosidade sobre a natureza (e sua protecção) e sobre as ciências que lhe estão ligadas. Enfim, eu acho (sem querer armar-me em desmancha-prazeres) que os espectadores lusos têm de ser mais exigentes e não contentar-se com telenovelas, futebol e discursos de baixa política; que, a todo o preço, as televisões que temos nos querem impor . É necessário, e já, dizer basta !!!

Sem comentários: