sexta-feira, 24 de outubro de 2014

AS MINHAS CANÇÕES PREFERIDAS

Vim morrer a Gondarém
Pátria de contrabandistas.
A farda dos bandoleiros
Não consinto que ma vistas.
Numa banda a Espanha morta
Noutra Portugal sombrio
Entre ambos galopa um rio
Que não pára à minha porta.
E grito, grito: Acudi-me.
Ganhei dor. Busquei prazer.
E sinto que vou morrer
Na própria pátria do crime.
Vou morrer a Gondarém
Pátria de contrabandistas
A farda dos bandoleiros
Não consinto que ma vistas.
Por mor de aprender o vira
Fui traído. Mas por fim,
Sei hoje, que era a mentira
Que então chamava por mim.
Nada haverá que me acoite
Meu amor, meu inimigo,
E aceito das mãos da noite
A memória por castigo.
Vim morrer a Gondarém
Pátria de contrabandistas
A farda dos bandoleiros
Não consinto que ma vistas.

Poema : Pedro Homem de Mello
Música : Alain Oulman
Voz : Amália Rodrigues

Porque razão gosto eu tanto desta melodia ? -Confesso que não sei... Pela violência e exotismo do texto da autoria de um dos grandes poetas portugueses do século XX ? -Pelo tom lancinante, a roçar o trágico, da música de Oulman ? -Pela voz mágica e insubstituível de Amália ? -Talvez pelo todo, envolvido pelo virtuosismo da guitarra de Fontes Rocha e da viola de Martinho d'Assunção.

Ouvir aqui :

https://www.youtube.com/watch?v=eIkSU_O9090



 

Sem comentários: