domingo, 12 de outubro de 2014

DOIS MARCOS DO CINEMA POLICIAL

Aqui há dias, vali-me de uma promoção comercial que os colocou a menos de 10 euros a unidade, para adquirir os DVD's de dois filmes vistos, há muitos anos, dos quais eu guardei uma grata e duradoura recordação. Coisa natural, pois são, ambas, excelentes películas; facto reconhecido universalmente, já que figuram, hoje, naquela galeria de clássicos imperdíveis. A dos filmes que, como diz o outro, todos os cinéfilos terão «de ver antes de morrer». Estou-me a referir às fitas «QUANDO A CIDADE DORME» («The Asphalt Jungle»), realizada, em 1950, por John Huston e  «SÁBADO TRÁGICO» («Violent Saturday»), dirigida, em 1955, por Richard Fleischer.


O primeiro, com uma gloriosa fotografia a preto e branco, é um 'film noir' puro e duro, que nos conta a história de meia dúzia de 'maus rapazes' (já com idade para terem juízo), que se associam a um advogado corrupto e ambicioso, que os vai trair na hora da verdade. Brilhante a todos os níveis, mas, sobretudo, pelo humanismo que Huston emprestou às suas personagens, nomeadamente à de Dix Handley (papel soberbamente interpretado por Sterling Hayden), um 'gangster' de segunda linha, que nutre a ambição de abandonar a cidade grande e os seus vícios, para regressar ao seu Kentucky natal e à antiga propriedade familiar, consagrada à criação de cavalos de corrida... De referir é ainda a presença, nesta película produzida pela companhia Metro Goldwyn-Mayer, de Marilyn Monroe (no auge da sua beleza, mas ainda uma insignificante 'starlette'), num papel menor, de início de carreira.


Quanto à outra película, «Sábado Trágico», é uma curiosa mescla de melodrama e de filme policial, onde se entrelaçam as histórias de um casal sentimentalmente desavindo e à beira da ruptura e a preparação de assalto ao banco de uma cidadezinha do Arizona. Assalto que aborta devido à acção de um cidadão ordinário, cuja coragem fora posta em causa por um dos seus fedelhos. Suspense espesso, de cortar à faca, esta produção da 20th. Century Fox é muitas vezes apontada como sendo a obra-prima do seu realizador. Que, no entanto, tem outras excelentes películas na sua rica filmografia... Com Victor Mature, Richard Egan, Lee Marvin, etc.

Sem comentários: