quinta-feira, 20 de novembro de 2014

PARABÉNS CARLOS DO CARMO !

Carlos do Carmo recebeu ontem, na cidade de Las Vegas, o Grammy Latinos. Que lhe foi atribuído -por unanimidade- pelo júri da Academy of Recording Arts and Sciences. Prémio internacional que o consagra, definitivamente, como «um dos maiores fadistas do seu tempo e uma das mais emblemáticas vozes da música portuguesa». Bem feito ! Três vezes bem feito, para aqueles que fingindo ignorá-lo só revelam a sua pequenez  ! Parabéns Carlos do Carmo e obrigado por tudo aquilo que nos deu ao longo de uma carreira de décadas a prestigiar o seu povo e o seu país. Curiosamente, já ouvi cantar Carlos do Carmo ao vivo por três vezes. Uma delas foi na capital belga há muitos, muitos anos. O primeiro disco que eu comprei deste primoroso artista foi também o primeiro que ele gravou. Levou-mo a minha mãe para França em 1965, onde esse seu trabalho me ajudou a passar os primeiros anos de um exílio forçado e sofrido. Num tempo em que a famigerada PIDE me perseguiu por delito de opinião; como o fez, aliás, a muitos outros portugueses da minha geração. Desde então, sou fã de um fadista que renovou o fado e que muito contribuiu para que essa canção urbana, de Lisboa, fosse reconhecida no mundo inteiro. E se tornasse Património Imaterial da Humanidade.

Sem comentários: