quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

DIVINAIS VIEIRAS

A vieira é um molusco bivalve das águas frias do Atlântico e mares anexos, extremamente saboroso. Mas, ainda assim, pouco consumido pela generalidade dos gastrónomos portugueses, devido, quase pela certa, à sua raridade nas nossas costas e à carestia do produto importado. Eu só tive a oportunidade de provar essa delícia, pela primeira vez, aqui há meio século atrás, depois de ter estabelecido domicílio na Normandia. Terra banhada pelo mar da Mancha, onde portos como os de Dieppe e de Fécamp, por exemplo, são recordistas europeus na captura das famosas 'coquilles Saint Jacques'. Gostei das vieiras, desde a primeira vez que as saboreei e passei a ser consumidor frequente de tal petisco. E continuo a apreciar esse delicioso 'fruto do mar', seja qual for a maneira como é preparado e cozinhado. Gosto das vieiras confeccionadas com natas, gratinadas no forno e servidas nas próprias conchas. mas também as aprecio simplesmente passadas na frigideira e degustadas quentinhas. De qualquer modo, constituem sempre uma entrada paladosa, de luxo. Infelizmente, como já disse, as vieiras raramente se encontram por aqui; e quando aparecem, são, quase sempre, congeladas e vendidas a preço de ouro. Aqui há dias, encontrei este produto numa grande superfície de Espanha (que captura vieiras na Galiza) a um preço mais acessível do que aqueles que por cá se praticam. Visto as circunstâncias, não resisti à tentação de comprar um saquinho delas.  Que vou agora petiscar com 'bacon'. Receita rápida e simples de executar, que se prepara da seguinte maneira :

1- Descongelar as vieiras e limpá-las, conservando apenas a noz e o chamado coral;
2- Colocá-las numa tigela (sem as salgar) e regá-las com sumo de limão ao qual se adiciona uma pitada de pimenta;
3- Envolver cada uma das vieiras a utilizar numa fatia fina de 'bacon' e enfiá-las  (3 ou 4 segundo o tamanho) em finos espetos de pau ;
4- Aquecer o forno a 200º. Colocar as espetadas num tabuleiro (ou numa grelha) e deixar o tempo de aloirar o bacon (2 a 3 minutos).
5- Retirar do forno e servir imediatamente;
6- Acompanhar com um vinho branco fresco.

Bom apetite !

Sem comentários: