terça-feira, 2 de junho de 2015

HERÓIS ESQUECIDOS : AMET-KHAN SULTAN

Descendente de um membro da etnia Lak, do Daguestão, e de mãe Tatar, da Crimeia, Amet-Khan Sultan (nascido em 1922) frequentou uma academia da aviação russa, da qual saiu devidamente brevetado em 1940. Assim que (em 1941) rebentou a guerra entre a URSS e a Alemanha nazi, o novo piloto foi integrar uma esquadrilha de caça, estacionada em Odessa e a operar com antiquados aviões Polikarpov I-16. A sua primeira vitória em combate aéreo ocorreu no dia 31 de Maio de 1942 e a vítima foi um bombardeiro bimotor Junkers Ju-88 da 'Luftwaffe'. Sultan encontrava-se, então, aos comandos de um  'Hurricane', fornecido à aviação de Estaline pelos seus aliados ocidentais. Ainda em Outubro desse mesmo ano, Amet-Khan Sultan foi transferido para o 9º Regimento (aéreo) da Guarda, uma unidade formada por pilotos de elite ou por jovens prometedores, como ele. Ali, utilizou, sucessivamente, aparelhos de caça dos tipos Yak (vários modelos), P-39 'Airacobra' (este de origem norte-americana) e Lavochkin La-7. Sultan ilustrou-se em várias frentes de combate, nomeadamente nas de Estalinegrado e da Bielorrússia. No decorrer da Grande Guerra Patriótica -como ainda hoje se chama, por aquelas bandas, ao segundo conflito generalizado- este ás da aviação cumpriu 603 missões de guerra e participou em 150 batalhas aéreas, durante as quais derrubou 30 aviões inimigos em combates singulares e compartilhou, com colegas, 19 outras vitórias. Pela sua contribuição na derrota dos invasores hitlerianos, Amet-Khan Sultan foi agraciado com as mais prestigiosas condecorações e honrarias, entre as quais se contaram 2 estrelas de ouro de Herói da União Soviética. Em 1946, depois da derrota nazi, Sultan tornou-se piloto de provas do Instituto Gramov de Pesquisas de Voo, onde permaneceu até ao dia 1º de Fevereiro de 1971, data da sua morte acidental. Tinha 50 anos de idade. Durante a sua passagem por essa instituição, Amet-Khan Sultan testou mais de uma centena de aeronaves.

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