segunda-feira, 1 de junho de 2015

«LA COMPLAINTE DE LA BUTTE»

Marcel Mouloudji (1922-1994) foi uma das grandes vozes da canção francesa do passado século. Natural de Paris (filho de pai argelino e de mãe bretã), teve uma infância sofrida, de pobreza extrema. Situação que ele ultrapassou, no pós-guerra, graças à sua sensibilidade de artista. Letrista-compositor-intérprete (mas também actor e escritor), Mouloudji não desdenhava cantar poetas como Vian, Ferret e outros. Entre as canções que dele perduram na memória dos seus admiradores (entre os quais eu me incluo), estou a lembrar-me de «La Complainte des Infidèles», «Un Jour tu Verras», «Comme un P'tit Coquelicot», «Le Déserteur» e «La Complainte de la Butte». É precisamente esta última que eu vos proponho escutar na página 'You tube' abaixo selecionada :

https://www.youtube.com/watch?v=saKI2r3kQdk

Homem assumidamente de esquerda e descrente,  Mouloudji gostava de se definir assim : «Sou católico por parte de minha mãe, muçulmano do lado do meu pai e um pouco judeu por causa do meu filho... e ateu, graças a Deus».

Sem comentários: