terça-feira, 23 de junho de 2015

SARDINHAS AO PREÇO DO LAVAGANTE... IRRA !

O preço de 1 sardinha (com um naco de pão) atingiu, este ano, nas Festas de Lisboa consagradas ao culto de Santo António, um preço exorbitante : 3 euros !!! E eu vi e ouvi, numa reportagem da televisão, uma peixeira da capital, afirmar (sem rir) que não se admiraria nada se, no pino do Verão, o popular peixote atingisse os 20 euros por quilo. Apesar da sardinha começar a escassear (e isso é um facto indesmentível), parece-me, no entanto, que há alguém que anda por aí a aproveitar-se do fascínio exercido na nossa gente por este clupeida. A mim, isto impressiona-me. Até porque ainda sou do tempo em que 1 kg desse peixe custava apenas uns tostões e que, apesar disso, nas famílias mais pobres da minha terra (mas não só), cada um deles era dividido por duas pessoas. Isto que agora se está a passar é quase ficção científica. Imaginar que 1 sardinha custaria, nos nossos dias, a bagatela de 600 escudos ! Assim, daqui a pouco, vale mais comer cherne, ou tamboril, que são mais baratos... e têm menos espinhas.

Sem comentários: