sábado, 4 de julho de 2015

BONS VINHOS E MAUS POLÍTICOS

......... Outro néctar famoso do nosso país é o Pêra-Manca; que é um vinho (branco ou tinto) da região de Évora, no Alto Alentejo. Vinho caríssimo, vendido a preços incompatíveis (sobretudo o tinto) com as posses da maioria esmagadora dos portugueses. Maioria na qual eu me incluo, naturalmente. Tal como o vinho duriense Barca Velha, que eu já aqui evoquei, isto é coisa só para ricos. Para pessoas finas. Daquelas que (maioritariamente) nunca produziram um centavo de riqueza para o país, mas que -graças ao sistema- usufruem das benesses costumeiras de quem  'joga' na política ou que com ela (ou graças a ela) faz negócios da China. Basta olhar para as páginas de jornais e revistas (vide a «Visão» da passada semana) ou ver e ouvir as notícias transmitidas por rádios e tv, para nos darmos conta da chafurdice desse mundilho, que se habituou a nadar em águas turvas... Raios me partam ! Estou tão desapontado com os políticos que nos desgovernam há 40 anos, que tudo me serve de pretexto para ir parar a coisas desagradáveis, mesmo quando, na realidade, pretendia falar de outra coisa. Ir parar à maldita da política, que pode e deve ser uma actividade nobre, mas que continua a envenenar-nos a vida, devido aos infames aventureiros que a infestam e que dela se aproveitam desavergonhadamente. E que, seriamente, não merecem (voltemos à vaca fria) o excelso Pêra-Manca, nem os outros bons vinhos produzidos neste nosso País das Uvas. Como lhe chamou Fialho. Qualquer dia voltarei ao tema do Pêra-Manca, que não tem culpa das minhas obsessões. Nem das minhas surpreendentes derivas...

Sem comentários: