domingo, 17 de janeiro de 2016

A ESCOLHA DOS PORTUGUESES

A eleição para a presidência da República  está à porta. E as mais recentes sondagens já apontam um putativo vencedor na pessoa de uma ex-estrela da televisão. Que, na sua campanha, se tem recusado discutir os reais problemas do país e o futuro do nosso povo. Estou céptico quanto à escolha feita pelos Portugueses sondados. Que parecem fixados numa personagem que, talvez de outra forma, irá (se for eleito) prosseguir a 'obra' do último ocupante do Palácio de Belém. O professor Marcelo, a quem eu me habituei a chamar 'Sr. Sabe Tudo', não me parece ser uma pessoa (apesar do folclore eleitoral) próxima daqueles que têm sofrido na pele as agruras da crise criada pelos sabujos de Bruxelas e da senhora Merkel. E, pergunta-se, porque diabos o seria, se ele pertence a uma família que ganhou estatuto na acção de um pai ministro do Estado Novo e num padrinho que sucedeu a Oliveira Salazar ? -Para além de ser amigo íntimo e dedicado da família do banqueiro-gangster Ricardo Salgado. Alguns me dirão : mas Cavaco era filho de um modestíssimo gasolineiro e foi o mais impopular e o mais reacionário de todos os titulares do cargo; depois de ter sido um primeiro ministro que, tal um Robim dos Bosques às avessas, sempre tirou aos pobres para dar aos ricos. É verdade. Mas cá na minha -eu que não votarei em Marcelo, como já perceberam- creio saber que esse verboso senhor nunca será uma boa escolha. Mas o povo é soberano. Deixai-o, portanto, exercer a sua liberdade de voto. E se a sua opção for má, pois e como diz o outro, que se  aguente.

Sem comentários: