quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

ASTROS DO FUTEBOL DE OUTRORA

Tinha os mesmos apelidos (embora invertidos) do grande Eusébio, pois chamava-se Hernâni Ferreira da Silva. Era natural de Águeda, onde nasceu em 1931. Foi uma das maiores glórias da História do Futebol Clube do Porto e do futebol nacional, quando na equipa azul e branca alinhavam também jogadores tão carismáticos como Arcanjo, Monteiro da Costa ou José Maria Pedroto. Pedroto com o qual o Hernâni formou um duo de centrocampistas de sonho. Jogou uma época no Estoril-Praia, pelo facto de ter sido obrigado a cumprir serviço militar na capital; mas esteve ali com a condição de não afrontar o clube da Invicta, o seu clube. Este jogador de excepção -que eu ainda vi jogar na minha meninice, aquando das suas deslocações ao Barreiro- era voluntarioso e hábil, não hesitando em furar as defesas adversas, para as presentear com um dos seus vistosos golaços. Marcou mais de 100 tentos ao longo da sua carreira, durante a qual venceu 2 Campeonatos Nacionais, 2 Taças de Portugal e 7 Taças da Associação de Futebol do Porto. Tenho saudades desse tempo, quando o que se passava entre as 4 linhas era muito mais importante do que aquilo que era marginal ao futebol. Hernâni faleceu no dia de Abril de 2001, com apenas 70 anos de idade. Mas eu, que sou adepto do Benfica, ainda me lembro dele e da sua galhardia e aqui lhe presto a minha singela homenagem.

Sem comentários: