domingo, 21 de fevereiro de 2016

AZUL MIRÍFICO COM ESTRELINHAS A ENFEITAR

.......... Esta manta de retalhos que é a Europa dita comunitária, hoje algo esfarrapada pelas iniquidades impostas  pelos países poderosos (ligados à finança internacional) aos outros membros, que, tal como Portugal andam a mando de Berlim e de Bruxelas, ultrapassou, anteontem, uma nova e importante etapa. Uma etapa de especiais cedências e favores feitos ao senhor Cameron e ao Reino Unido, que acelerará um processo de deliquescência da comunidade, que já há muito tempo se observava a olho nu. Isto, antes de -num futuro muito próximo- os britânicos, que vão a referendo sobre a sua permanência na Europa, digam definitivamente um rotundo não a uma caranguejola que  não anda nem desanda. Nem a nível económico, nem a nível social. Eu vivo há mais de 50 anos no espaço comunitário europeu e ainda me lembro do tempo em que o cidadão comum tirava algum proveito do facto de trazer no bolso o passaporte azul. Agora, isso já nada me diz. Até porque a estabilidade e o bem-estar esperados pelo conjunto dos povos continentais se esvairam há muito tempo e que, agora, nem sequer esperanças há para que se regresse a uma situação de normalidade. A pobreza e a desigualdade são as novas marcas de grande parte das nações que apostaram no cavalo errado; montada que é de um azul mirífico e que está enfeitada com estrelinhas de ouro. Eu estou totalmente desiludido e digo-o francamente : já tanto se me dá que a Europa -tal monstruoso «Titanic»- se afunde num naufrágio monumental ou que ela encalhe nos escolhos que ela própria semeou e se vá escavacando aos poucos. Mas, ainda assim, pergunto aos donos disto tudo : porque será que, tantos de nós, cidadãos europeus, chegámos a este ponto de total desilusão ?...

Sem comentários: